Daniela Cardoso e Ney Silva
O Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Áureo de Oliveira Filho (Ceep), antiga escola Técnica do bairro Santa Mônica, volta a oferecer a partir de 2016 o Ensino Profissionalizante Integrado (EPI) para estudantes da rede pública. Essa modalidade de ensino, que é gratuita, estava suspensa há mais de dez anos porque a administração do centro era feita pela Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (Asceteb), uma entidade parceira da Secretaria Estadual de Educação.
A partir de janeiro de 2016 o governo da Bahia retoma a administração e não haverá cursos na modalidade pós-subsequente, ou seja, para quem já concluiu o ensino médio. O diretor do Ceep, Jorge Luiz Carneiro de Melo, informou que as turmas vão continuar, mas por conta do processo de transição, não vai ter ofertas esse ano para cursos da modalidade Prosub, que são os cursos pós-médio.
“Para o ano de 2016 vamos manter a oferta do que já havíamos planejado, que é a oferta dos cursos na modalidade EPI, que é Educação Profissional Integrada ao ensino médio. Vamos ter seis turmas no próximo ano; três no matutino e três no vespertino, com perspectiva de no segundo semestre ofertar as turmas de proeja”, afirmou.
Jorge Luiz Carneiro de Melo destacou que serão seis turmas para os cursos de segurança do trabalho, edificações, manutenção automotiva e logística. Segundo ele, a matrícula segue o calendário da própria Secretaria Estadual de Educação.
“Como se trata de um calendário para matrícula de ensino médio, elas vão acontecer nos dias 26 e 27 de janeiro, em qualquer posto de matrícula. O aluno sai com a formação técnica e também a conclusão do ensino médio”, destacou.