Ney Silva
Com objetivo de resgatar antigas brincadeiras de crianças muito comuns nos anos 70 e 80, a escola estadual menino Jesus de Praga, vem promovendo várias atividades envolvendo estudantes, professores e servidores do estabelecimento de ensino.
A professora de matemática Maik Sandra acha que essas brincadeiras servem para estreitar os lanços entre professores e alunos. “Atualmente a relação entre professor e aluno em algumas escolas não é boa", afirmou. Segundo ela, as atividades lúdicas são importantes porque servem para despertar o interesse dos estudantes em participar.
Ela avalia como positiva a introdução das brincadeiras na escola. Há também um clima de muita afetividade e harmonia na escola depois das atividades.
O professor Igor Vilas Boas também participa das brincadeiras com os estudantes. Ele disse que com as brincadeiras os alunos demonstram mais interesse pelas aulas.
Segundo Igor, na escola Menino Jesus de Praga as brincadeiras mais procuradas pelos estudantes são: Capoeira, Cirandinha, futebol e corrida de colher com limão. "É comum observar que os alunos depois de participarem das atividades acabam ficando mais comunicativos", afirmou.
A estudante Gisele de Jesus Castro, de 13 anos, mostrou-se satisfeita com as atividades. Segundo ela, as brincadeiras vêm dando uma contribuição positiva para os alunos que estão se interessando mais pelos estudos.
A diretora da escola Menino Jesus de Praga, professora Ednalva Ramos, estava feliz com a participação dos estudantes. Ela mesma entra nas brincadeiras e organiza as atividades com a colaboração de outros professores e servidores.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade