Laiane Cruz

Foi realizado ontem (8) o encerramento do ano letivo da Escola Timóteo Ferreira da Silva, que fica próximo à entrada do distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana. Durante o evento, professores e coordenadores apresentaram o projeto africano ‘Cantos e contos’. A coordenadora da escola, Eli Pedreira, afirmou que o projeto vem sendo desenvolvido há algum tempo e ontem foram feitas as apresentações de tudo que foi construído ao longo da ação.

Segundo ela, o ‘Cantos e contos’ consiste inicialmente em empoderar as crianças, em sua maioria formada por negros e negras, para que elas aprendam a lidar com as questões raciais em meio a uma sociedade ainda racista. “Também que tenham um pertencimento étnico-racial e não tenham vergonha da sua cor, ou seja, auto afirmação da sua identidade negra e quilombola. E a escola estando situada nesse contexto, nós tínhamos que trabalhar sim essas questões”, afirmou a coordenadora.

Ela informou que durante o projeto foram realizadas várias oficinas, como a de turbante, de bonequinhas, de brinquedos e brincadeiras africanas, voltadas para a valorização do modo de ser e viver do continente africano e suas influências na nossa sociedade.

A diretora Janice Rabelo parabenizou a participação dos alunos no projeto e afirmou que eles trabalharam bastante. “Com esse projeto mostramos à comunidade que não deve existir preconceito. Foi trabalhada ainda com os alunos a importância da cultura racial sem preconceito, pois mesmo diferentes somos iguais. Pudemos mostrar que não importa a cor ou religião eles são humanos, cidadãos”, disse.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.