USP
Foto: Divulgação/USP

Meninas de 8 a 18 anos interessadas em tecnologia, inovação e empreendedorismo poderão participar da oitava edição da Technovation Summer School for Girls (TechSchool). As atividades online da escola de verão acontecerão de 21 de fevereiro a 21 de abril, e são promovidas pelo Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Totalmente gratuita, a iniciativa tem como objetivo ensinar métodos inovadores e desenvolver competências para a conceitualização, o desenvolvimento e a comercialização de aplicativos móveis que ajudem a solucionar problemas da comunidade. Ao longo da formação, as participantes aprendem todas as etapas necessárias para criar seus próprios aplicativos para celular.

Ao final da escola de verão, a expectativa é de que os projetos desenvolvidos pelas alunas sejam apresentados no Technovation Girls, uma competição internacional que reúne iniciativas lideradas por meninas e jovens de diversos países.

As inscrições serão realizadas no dia 10 de janeiro, a partir das 14 horas, durante uma transmissão ao vivo no canal do GRACE no YouTube. Para participar do processo seletivo, as interessadas devem ter em mãos informações como o e-mail do Gmail, RG e CPF (se houver), além dos dados do responsável legal. Também será solicitado um vídeo de motivação, com até dois minutos de duração.

Segundo a organização, a seleção das participantes levará em conta a ordem de inscrição e a motivação apresentada nos vídeos enviados pelas candidatas. Outras informações sobre a escola de verão e o processo de inscrição podem ser encontradas nas redes sociais e no canal oficial do GRACE no YouTube.

Sobre a iniciativa – Promovida pelo ICMC, a iniciativa é coordenada pelas professoras Leo Ribeiro, Lina Garcés e Kalinka Castelo Branco, por estudantes e egressas dos cursos de graduação e de pós-graduação do ICMC e por colaboradoras de universidades federais e da indústria que fazem parte do GRACE. Esse grupo de extensão está vinculado ao ICMC e tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas de tecnologia e de ciências exatas voltadas ao público feminino.

Realizada desde 2018 pelo ICMC, a escola de verão já impactou diretamente mais de 800 meninas e, atualmente, integra um projeto mais amplo: a Rede de Ensino Brasileira para Engenharias e Ciências Exatas (REBECA), aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

TechSchool tem um histórico de muitos resultados bem-sucedidos em edições anteriores. Em 2021, o aplicativo Diana, desenvolvido por participantes da escola, foi o grande campeão da América Latina. Já em 2025, o aplicativo Interpret recebeu o prêmio Latin America Regional Honorees, uma menção honrosa internacional.

Busca por voluntários – Como em todos os anos anteriores, a TechSchool também necessita de voluntários para contribuir com o desenvolvimento das jovens participantes. Para se tornar um mentor ou uma mentora, basta ser estudante de graduação ou de pós-graduação, profissional da área de educação ou trabalhar em áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, por exemplo. A inscrição para a monitoria segue aberta até o dia 18 de janeiro, e a participação é altamente incentivada. Mais informações podem ser obtidas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGHZvoeuyETN0auIeCaJmU3SAZ2EikVcH6hBJYswyL6f04nQ/viewform?usp=send_form.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.