Laiane Cruz

Cerca de 40 mil candidatos realizaram hoje as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em Feira de Santana. Neste sábado, os estudantes tiveram que resolver questões de física e química, e o exame teve duração de 4 horas e meia. Amanhã serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de 5 horas e meia. Os portões abrem às 11h e são fechados às 12h. 

De acordo com o professor de Língua Portuguesa e Redação Gustavo Soares para as provas deste domingo os candidatos têm que estar concentrados, de olho na leitura, e atentos a cada parágrafo. Isto porque o Enem tem como principal característica expor o estudante a situações problema.

“Ele tem que saber os conectivos, as conjunções e aplicar isso no texto interpretando. O segredo é estar bem informado, porque as questões são contextualizadas, praticar a redação, porque ela é muito importante, e interpretar muito bem as questões”, aconselhou o professor.

Ele destacou que uma boa redação para o Enem tem que ter as seguintes competências: estrutura, excelente ortografia, compreensão do tema, boa argumentação, coesão, uso dos conectivos e uma proposta de intervenção.

“O aluno tem que contribuir ao dizer como resolver o problema. E para ele pontuar bem, é bom que ele chame atores para essa situação, como o governo, ONGs, a Igreja, a mídia e de que maneira eles vão contribuir para resolver o problema”, afirma.

Outro ponto importante é o aluno respeitar os Direitos Humanos e não colocar tudo o que ele pensa caso esteja revoltado com determinado assunto. “Ele deve analisar o tema e os textos norteadores, e com base nos textos ele vai extrapolar. Caso amanhã caia o tema seca no nordeste, ele vai falar sobre a transposição do Rio São Francisco, o Sistema da Cantareira em São Paulo e extrapolar para países do Oriente Médio que já enfrentam isso há muito tempo e como eles lidam com isso”.

Gustavo Soares salientou também que é necessário observar as imagens contidas nas questões, como as charges, pois assim como a linguagem verbal a não-verbal também é muito importante no Enem.
 

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.