Enem: Colégio de Feira de Santana está entre os melhores do país

Novamente o colégio Helyos, de Feira de Santana, ganha destaque nacional, no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira a lista completa das escolas

Novamente o  colégio Helyos, de Feira de Santana, ganha destaque nacional, no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Entre as dez melhores escolas do país, o Helyos participa do ranking do Enem, desde que o mesmo foi criado.

Foto: Divulgação/Colégio Helyos

Este ano, a escola aparece em 9º lugar, com média de 730,42, considerando instituições publicas e particulares.  Entre as escolas da rede particular ela ocupa o 8º lugar.  Na Bahia, é a única instituição a ficar na lista das dez melhores do Brasil.

Segundo a coordenadora pedagógica Patrícia Moldez, a instituição realiza um trabalho desde as séries iniciais. Os alunos recebem incentivos ao hábito de estudo, a leitura, a interpretação de texto e o raciocínio lógico.

O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. De acordo com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a média nacional foi de 500 pontos.  Os colégios particulares do município, Acesso e Gênesis também se destacaram no exame, como umas das 20 melhores escolas da Bahia.

Escola Pública

Entre as instituições públicas da cidade, o Colégio Reitor Edgar Santos, ficou entre as melhores  do estado, inclusive, a instituição teve um bom desempendo na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A lista  geral do ranking das escolas foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta segunda-feira (19).  As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.

Confira a lista completa das escolas

 Na tabela abaixo, veja a relação das 20 escolas mais bem avaliadas de acordo com as notas obtidas por seus alunos no Enem 2009.

Colocação   
   Escola   
Situação   
Cidade/Estado
Pontuação
Colégio Vértice Unidade
Particular
São Paulo/SP   
749,7
Instituto Dom Barreto   
Particular
Teresina/PI   
741,54

Colégio de São Bento    
Particular
Rio de Janeiro/RJ   
741,32

Colégio Integral lphaville   
Particular
Campinas/SP   
737,4
Colégio Alexander Fleming   
Particular
Campo Grande/MS   

737,4
Colégio Olimpo
Particular
Brasília/DF   

763,66
Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa
Pública/Federal
Viçosa/MG   
734,66
Colégio Bernoulli   
Particular
Belo Horizonte/MG   

731,28
Colégio Helyos   
Particular
Feira de Santana/BA   

730,42
10º
Colégio Mobile     
Particular
São Paulo/SP   
729,76
11º
 Colégio Bionatus    
Particular
Campo Grande/MS   
728,55
12º
Instituto Antoine Lavoisier de Ensino      
Particular
Teresina/PI   
727,99
13º
Colégio Israelita A. Liessin Scholem Aleichem     Particular   
Particular
Rio de Janeiro/RJ   
727,6
14º
Colégio Santo Agostinho    Particular   
Particular
Rio de Janeiro/RJ   
725
15º
Integral Colégio     Particular    Itatiba/SP   
Particular
 
723,72
16º
Colégio Santo Antônio    
Particular
Belo HorizonteMG   
722,93
17º
Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira/UERJ    
Pública/ Estadual
Estadual    Rio de Janeiro/RJ   
722,58
18º
Colégio WR     Particular   
Particular
Goiânia/GO   
722,49
19º
Educandário Santa Maria Goretti    
Particular
Teresina/PI   
722,,3
20º
Colégio Andrews    
Particular
Rio de Janeiro/RJ   
720,61

             Fonte: Inep
 

Andréa Trindade