A Prefeitura de Feira de Santana vai informatizar todas as 220 escolas da rede municipal de ensino, tanto na zona urbana quanto na rural, a partir do ano letivo de 2011. O programa foi apresentado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo técnico em informática Yuri Souza, para educadores e coordenadores da Secretaria de Educação, ontem (9), no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
“A informatização da educação não vai tirar emprego de ninguém. Vamos ter visão melhor da educação de Feira, saber quantos alunos estão matriculados e quantos estão freqüentando. Também com a informatização, vamos acabar com as filas nas portas das escolas para fazer matrícula”, explicou Tarcízio.
Yuri Souza apresentou as principais características do sistema, as vantagens e conquistas para a oferta de educação pública de qualidade. O sistema de educação vai gerenciar de forma integrada todas as informações sobre os serviços de educação na rede municipal de ensino; manter cadastro unificado dos educandos e educadores; gerenciar demandas e ofertas na prestação de serviços de educação na rede municipal; controlar eficientemente a produção das unidades de ensino; e promover aproximação entre família e escola.
Outro benefício é o acompanhamento on-line da freqüência dos alunos diariamente. A chamada passa a ser pela coleta da digital e, no caso de aluno faltoso, os pais são informados automaticamente da ausência via MSN, pelo celular. No término do ano letivo o aluno já sai com matrícula, sabendo onde vai estudar. Também vai controlar mais a merenda escolar. Ter condição de mensurar quantos alunos estão nas escolas.
No evento também estiveram presentes os secretários de Educação José Raimundo Pereira de Azevêdo, de Administração João Marinho Gomes Júnior, e de Comunicação Social Edson Borges.
Informações da Secom