Dívida do Fies pode durar cerca de 25 anos

Dívida do Fies pode durar cerca de 25 anos Dívida do Fies pode durar cerca de 25 anos Dívida do Fies pode durar cerca de 25 anos Dívida do Fies pode durar cerca de 25 anos

O estudante que financiou o curso em uma faculdade privada com ajuda do Fies, programa de financiamento estudantil do governo federal, corre o risco de se formar sem conseguir quitar o débito.

Com juros cada vez mais baixos, já que os contratos a partir de 2010 terão juros de 3,5% ao ano, o crédito permite ao estudante cursar o ensino superior pagando apenas metade da mensalidade devida e quitar o restante em até duas vezes o tempo do curso.

A falta de vagas em determinadas áreas do mercado de trabalho e a baixa remuneração, principalmente para recém- formados, no entanto, levam grande parte dos beneficiados à inadimplência.

O FIES
Hoje,existem 473.340 contratos de Fies ativos no país. Na Bahia, 50.853 estudantes já foram beneficiados e 30.723 operações estão em vigor no estado. Segundo o Ministério da Educação, a inadimplência no programa é de 10,7%.

Nesses casos, a renegociação é a única saída, mas, apesar de conseguir incorporar o valor em atraso às parcelas restantes, a maioria se vê obrigada a dilatar o prazo de pagamento, assumindo compromisso de até 300 meses para conseguir uma mensalidade que caiba no orçamento.

Uma outra alternativa é pedir a extensão do prazo de financiamento, diluindo os valores para manter a parcela próxima do valor original.“ Também é possível optar pelas duas formas de repactuação”, esclarece Pereira.