Laiane Cruz
O Centro de Educação Básica (CEB) da Uefs obteve bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 divulgado neste mês de setembro, adquirindo nota 7, superior, inclusive, à média nacional que foi 5,3 entre as escolas públicas.
A diretora Cátia Daniele afirmou em entrevista ao portal Acorda Cidade que ficou feliz com o resultado, o qual mostra que o trabalho que a escola vem fazendo está dando certo.
“A gente reconhece que o Ideb não é o único indicador de qualidade do ensino que é ofertado na escola, mas ele é o único de nível nacional, porém existem outros padrões de como saber se a escola é bem vista pela sociedade, pela comunidade do entorno, de pessoas que querem matricular seus filhos aqui, e na satisfação dos alunos e das famílias que aqui são atendidas”, ressaltou a diretora.
Cátia Daniele afirma que o CEB já vem obtendo um resultado acima da média há algum tempo e atribui esse resultado ao trabalho que é feito com os professores.
“A gente atribui esse resultado à formação que a escola faz com os professores, o tempo de estudo que os professores dedicam dentro da unidade escolar. Então para além dos estudos individuais de cada professor, a gente tem um tempo semanal em um dos prédios, e quinzenal em outro, em que os professores estudam coletivamente os problemas da escola e traçam metas e planejamentos coletivos para que os alunos continuem aprendendo”, informou Cátia Daniele.
A diretora explicou ainda que a Escola Básica da Uefs segue uma proposta curricular baseada nas diretrizes, em todos os documentos oficiais que saem, e também naquilo que a escola acredita.
“Todos os projetos são pensados pelo corpo docente da escola, pela coordenação, pela gestão, pela direção, para que tudo aquilo que está no entorno se transforme em aprendizagens significativas, trabalhando com metodologias diferenciadas que possam atingir a todos os alunos e do jeito de cada um eles possam aprender”, enfatizou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade