Greve
Deputado Zé Neto diz que é impossível pagar 22% aos professores
Segundo Zé Neto o piso salarial dos professores na Bahia é 14,40%, acima do piso nacional.
Daniela Cardoso
A greve dos professores da rede estadual na Bahia já dura mais de 70 dias. A falta de aulas preocupa pais e alunos devido a incerteza da continuidade do ano letivo. O deputado estadual e líder do governo, José Neto, esteve no programa Acorda Cidade na manhã desta sexta-feira (22) e afirmou que o percentual, exigido pelos professores, de 22%, é impossível de ser pago pelo governo.
“Eu venho ouvindo muitos comentários a cerca do nosso posicionamento, mas temos que ter a responsabilidade de gestores. Sofremos muito com essas duas greves”, disse Zé Neto se referindo a também a da Polícia Militar, em fevereiro deste ano.
O deputado afirmou que não existe no Brasil nenhum ente privado nem público que tenha dado dentro do mesmo ano 22%. “Nós vimos que boa parte do setor privado que estava em greve, inclusive categorias fortes, voltaram ao trabalho com 7,54%”.
Segundo Zé Neto o piso salarial dos professores na Bahia é 14,40% acima do piso nacional.
“A Bahia paga R$ 1.556 como menor piso. Quando os professores falam que destruímos a carreira porque aprovamos uma lei em abril que tratava da questão dos professores que não têm nível superior, nós fizemos o certo. Nosso piso é maior que o nacional”, afirmou.
O deputado disse ainda que quando a greve foi deflagrada, o governo apresentou uma proposta de antecipar os percentuais de 2013 e 2014 e que posteriormente foi apresentada a mesma proposta somada ao aumento de 4,76% para 11 mil professores, mas que a categoria não aceitou.
“Estamos fazendo o que está ao nosso alcance, fizemos negociações, oferecemos acordo e garantimos que se os professores voltarem para a sala de aula todos vão receber seus salários, desde que façam a reposição de aulas”, ressaltou.
Assuntos