Feira de Santana

Com prazo até dia 24 de fevereiro, matrícula da rede municipal é acompanhada em tempo real

Prefeitura de Feira já garantiu vaga a 13 mil estudantes.

Com prazo até dia 24 de fevereiro, matrícula da rede municipal é acompanhada em tempo real

O acompanhamento em tempo real das matrículas da Rede Municipal de Ensino aponta que cerca de 13 mil estudantes estão com vagas garantidas. Esse quadro representa somente os cincos primeiros dias de matrículas em 80 escolas cujos resultados foram concluídos. A Prefeitura de Feira de Santana este ano disponibiliza 55 mil vagas em 210 unidades escolares.

O processo ocorre até o dia 24 e vem sendo acompanhado de forma on-line pela Secretaria de Educação (Seduc). Como exemplo, 90 escolas que compõem parte da rede de Educação Infantil (2 a 5 anos) ainda possuem a oferta de mais 1.283 vagas para este ano letivo.

No Ensino Fundamental, os números se mantém na meta estabelecida registrando 7.500 alunos matriculados. Há disponibilidade para mais 4.700 estudantes.

“O painel de monitoramento sinaliza o número suficiente de vagas em toda a nossa rede, mesmo crescendo a procura pelo ensino infantil”, assegura a secretária de Educação, Anaci Paim.

Em entrevista ao Programa Acorda Cidade na manhã desta segunda-feira (13), a secretária informou que as longas filas que se formaram nos primeiros dias, não estão mais ocorrendo.

“No primeiro dia, isso é natural que aconteça porque as pessoas estão ansiosas, os pais querem garantir a vaga dos seus filhos, então existe essa expectativa muito grande, mas não é necessário dormir em filas. Temos muitas vagas e estamos fazendo este controle em tempo real, onde a escola vai informar se tem vaga, o diretor também informa, e tudo isso pode ser passado para aquela família. Nós estamos desenvolvendo muitas atividades lúdicas, ensino em tempo integral, muitos conjuntos habitacionais sendo entregues, e isso faz com que a procura também aumente”, contou.

Entretanto, a maior ocupação tem ocorrido nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Na zona urbana, o percentual de matrícula é de 74% com aproximadamente 9.600 estudantes, e nas 80 escolas dos distritos mais 3,2 mil. “Esta média até aqui está excelente e segue a anual”, afirma a secretária.

Para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) o número de matriculados está crescente. Até o momento, a SEDUC registrou 471 estudantes confirmados para os Anos Iniciais e Finais, nos turnos vespertino e noturno. As atas de notas estão sendo finalizadas e o sistema será atualizado.

ESTRUTURA DE QUALIDADE

A novidade é que o ano letivo começará com cinco novas escolas que serão apresentadas à comunidade. A rede será ampliada de 205 para 210 unidades a partir da municipalização de quatro e outra que será inaugurada até o início do ano letivo.

Os estudantes também receberão kit didático completo (cadernos, canetas, lápis, mochila e demais itens) para seu desenvolvimento pedagógico, além de fardamento e alimentação escolar.

Além da supervisão de uma equipe qualificada de professores, em sala de aula estarão inseridos no ambiente tecnológico com o uso dos Chromebooks em diversas atividades. As escolas dispõem de Salas de Recursos Multifuncionais para atendimento aos estudantes com deficiência, brinquedoteca, sala de leitura, parque infantil e uma estrutura acolhedora.

Além disso, nos Centros Municipais de Educação Infantil (do G2 ao G5), as crianças de 2 e 3 anos são acompanhadas em período integral – com todas as refeições ofertadas pela equipe.

As informações também são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram