Educação

Com mercado em expansão, Unifacs Feira lança curso de Medicina Veterinária

O curso ofertará aulas práticas desde o primeiro semestre.

Unifacs_ Curso Medicina Veterinária_ Foto Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Nos últimos anos, temos acompanhado um grande desenvolvimento no mercado de Pets em Feira de Santana. Diante das grandes perspectivas em torno desta área no município e a carência de profissionais capacitados, a faculdade Unifacs implantou o curso de Medicina veterinária.

O professor e médico veterinário Tásio Lessa, mestre em saúde coletiva e sanitarista, ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade, que o curso compõe o portfólio da instituição e já era oferecido em Salvador.

Professor Tásio Lessa_ Foto Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Em Salvador, já temos este curso na Unifacs desde 2014, e era uma necessidade fazer uma escola de ciências da saúde mais forte, pensando na integralidade do cuidado, nas pessoas, na saúde pública, inclusive. Com a chegada dos cursos na área de saúde em Feira de Santana, vislumbrou-se a inauguração do curso de Medicina Veterinária também.”

Ele ressaltou que a faculdade trabalha com metodologias ativas, com um processo de ensino e aprendizagem que tenha significância para o aluno.

Unifacs_ Foto Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“O currículo dele será generalista, mas com o passar do tempo, ele vai observar qual a especialidade que ele quer servir e após essa identificação vai buscar uma especialização, uma residência na área de concentração que ele mais deseja. Nós trabalhamos com professores de alto desempenho, metodologias ativas, que trabalham melhor o processo de ensino e aprendizagem e vislumbramos ainda um profissional que tenha possibilidade de trabalhar com outras profissões, um profissional mais humanizado e que tenha um perfil que trabalhe muito bem com o bem estar animal, a produção de alimentos seguros, contribuindo bastante para a sociedade”, ressaltou o professor.

Curso de Medicina Veterinária_ Foto Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Conforme Tásio Lessa, os estudantes terão ainda aulas práticas desde o primeiro período.

“Neste primeiro semestre, eles estão com duas disciplinas muito fortes, que é Zootecnia de Aves e Suínos e de Ruminantes, e uma transversal que chama Vida e Carreira, que vai mostrar para eles as possibilidades na finalização do curso que vão seguir. O curso de Medicina Veterinária vai formar um profissional para trabalhar primeiro com atenção aos animais, produção e criação de animais, principalmente para a produção de proteína animal como leite, carne, ovos, queijo, e também com prevenção de zoonoses, perícia, combate à exploração dos animais silvestres, então tem muita coisa que se pode trabalhar dentro da Medicina Veterinária. Para se ter uma ideia, são mais ou menos 80 áreas de atuação dentro desse curso”, frisou.

Para ele, Feira de Santana é um pólo muito forte e tem uma possibilidade muito grande de crescimento nesta área profissional, principalmente no entorno do município.

“A gente tem que voltar a buscar a questão da produção de animais como principal estratégia. O Brasil é um grande produtor de animais e aqui a gente consegue fazer muita coisa em nossa região. O mercado está carente de profissionais e aceleramento bastante. Para se ter uma ideia, o mercado de pets, que está crescendo bastante, cresce 13% ao ano. Algumas pessoas estão deixando de ter filhos, para ter pets”, completou o profissional.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram