Daniela Cardoso

As aulas da rede estadual de ensino começaram nesta segunda-feira (9) em todo estado da Bahia. Porém na escola Polivalente, em Feira de Santana, os alunos ficaram sem aula. De acordo com os estudantes, o colégio está sem varrição, pois os funcionários da limpeza entraram em greve por estarem com os salários atrasados há três meses.

“O ano letivo não começou muito bem, pois não teve aula hoje. Os funcionários do colégio disseram que estão há três meses sem receber salário e por isso o colégio está todo sujo, sem varrição”, afirmou a aluna Marcela que vai cursar o 1º ano.

O estudante Isaias Muller, que também vai cursar o 1º ano, afirmou que apesar de não ter aula no primeiro dia previsto para o início do período letivo, a expectativa é que seja um ano produtivo. “Espero que esse ano letivo seja melhor que o ano passado. Essa é a expectativa de todos nós alunos”, disse.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC), este ano, 850.096 estudantes já se matricularam nas 1.369 escolas estaduais nos 417 municípios do estado. Com a abertura da matrícula para os cursos de Educação Profissional, que acontece também nesta segunda, serão 870 mil matriculados. De acordo com a SEC, o número de matrículas deve crescer ao longo do ano, já que as escolas continuam matriculando alunos durante o ano letivo.