Andrea Trindade e Ney Silva
A Escola Estadual Helena Assis Suzart, no conjunto Feira X, que estava com as aulas suspensas por cerca de 20 dias letivos devido à ocupação de estudantes, vai retomar as atividades na próxima segunda-feira (19).
A ocupação foi uma forma de protesto realizada em todo o país pela busca de melhorias na Educação e contra emenda à Constituição Federal, já aprovada, que instituiu um Novo Regime Fiscal, estabelecendo um limite para os gastos do governo durante 20 anos.
Na última quinta-feira (15), os alunos decidiram deixar o prédio depois de uma negociação com representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE-19), na qual o diretor do órgão, Ivamberg Lima, assinou um acordo com os alunos.
“Ele assinou um documento se comprometendo a atender a reivindicação dos estudantes. Eles querem melhorias na estrutura física, a construção de uma biblioteca, realização de debates e abertura de espaços para trabalhar as questões ligadas ao racismo e gênero. Segundo o diretor do NRE dentro de dois anos estarão tentando ajudar a colocar em prática o que foi acordado”, disse.
Faltava pouco mais de um mês para o término do ano letivo quando a escola foi ocupada por um grupo de estudantes. Com a desocupação, a direção e professores já iniciaram o planejamento de reposição das aulas, mas, segundo a diretora, ainda não há uma data definida para a conclusão do ano letivo.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade