
O Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Carminda Mascarenhas Vieira, que fica na Rua Castro Alves, em Feira de Santana, passará a oferecer curso técnico de informática neste ano de 2026.
De acordo com a diretora-geral do colégio, a professora Cristiane Nunes, o curso técnico de informática é uma novidade para os estudantes que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
“Terminando o ensino médio, já saem com o diploma de técnico. Então, a gente implantou, esse ano, a educação profissional integrada ao ensino médio, no curso técnico em informática. Onde o estudante de 17 anos, que está dentro da idade padrão, ele cursa o ensino médio em 3 anos, só que ele sai com diploma de curso técnico em técnico de informática. E temos o ProEJA, que é a educação profissional integrada à educação de jovens e adultos, que são para estudantes que, a partir de 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental 2 e que concluem o ensino técnico baseado na EJA em 2 anos e seis meses”.

Saiba mais
Segundo a professora, serão ofertadas 35 vagas em cada modalidade. No entanto, se houver demanda suficiente, o colégio pode pedir a abertura de mais turmas. Sobre o ensino na instituição, a diretora explicou que além das disciplinas da base, como matemática, física e química, os estudantes também terão as disciplinas técnicas.
“E as disciplinas técnicas, ele (o aluno) vai aprender sobre as redes de computadores, então eles vão estar focados mais nas aulas práticas. Termina sendo mais interessante, porque ele parte para a prática realmente, desmontar, montar computador, enfim. Os jovens, eles têm interesse, e lembrando que o mercado de trabalho, ele sempre agrega a essa profissão”.
As aulas seguirão em horário normal, das 7h20 às 12h20. Dessa forma, diariamente, os estudantes terão acesso tanto às aulas das disciplinas da base quanto às disciplinas técnicas.

Sobre a instituição
O Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Carminda Mascarenhas Vieira, anteriormente conhecido como Colégio Estadual General Osório, passou por reforma nas estruturas e trocou de nome, homenageando a educadora Carminda Mascarenhas Vieira, de Feira de Santana.
A diretora-geral chamou atenção para a estrutura nova, que conta com novas salas climatizadas, restaurante climatizado, teatro, quadra coberta, área verde
“Nós estamos com uma estrutura excelente, só aguardando os nossos estudantes, que são oriundos da casa. Nossos alunos que já estão com a gente, que confiam no nosso trabalho, tanto para os estudantes que vão se matricular e estudar com a gente a partir desse ano”.
A instituição tem capacidade para cerca de 700 alunos, e atende os bairros próximos, como Brasília e Jardim Acácia, bem como tem estudantes que vivem em distritos de Feira de Santana. O colégio atende, exclusivamente, turmas de ensino médio.

“Nós só temos turmas do ensino médio, da educação integral. Temos o fluxo, que são do ensino médio também, primeira e segunda série, o fluxo 4, fluxo 5, segunda e terceira série, para os estudantes que estão fora da idade série. E essa modalidade, eles concluem em menos tempo. E temos também as etapas 6 e 7 no noturno, que é a EJA noturno, fora o curso técnico ProEJA”.
Matrículas da rede estadual
Sobre as matrículas para estudar no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Carminda Mascarenhas Vieira, que devem ser feitas pela plataforma ba.gov.br, até 20 de janeiro, Cristiane Nunes disse que, caso haja alguma dúvida, os pais e responsáveis podem ir até o colégio.
“Se não conseguir, a gente está aqui na escola para fazer a orientação. Então vem na escola, depois da confirmação ou a gente confirmando aqui na escola mesmo, que tem muitos pais que não tem habilidade com as novas tecnologias, então a gente tem uma equipe aqui de profissionais que eles podem auxiliar sim. E depois, a gente vem confirmar essa matrícula, trazendo a documentação exigida”.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.