Professores certificados
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (15), a solenidade para certificação dos professores que assumirão a direção das escolas municipais de Feira de Santana. O evento certificou cerca de 400 professores e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

De acordo com o secretário de Educação, Pablo Roberto, o evento aconteceu após a avaliação realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Dessa forma, os 388 professores e professoras habilitados receberam o certificado para exercer a função de diretor e vice-diretor nas escolas da rede municipal.

O secretário também lembrou que o certificado tem validade de dois anos, mas pode ser renovado por mais dois anos. “Se as condicionalidades forem respeitadas ao longo do período do mandato de dois anos”, afirmou. 

A avaliação

Sobre a prova, Pablo Roberto falou que além de professores que desejavam ser diretores, quem já estava neste cargo também pode participar.

Pablo Roberto
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“A prova foi aberta, foi para todos os professores da rede, para todas as escolas municipais também. Então, nós temos aqui uma parte de gestores que já estão exercendo o cargo, mas a maioria são professores que ainda não tiveram a oportunidade de exercer a função de diretor e de vice-diretor.”

No entanto, o secretário relembrou que a renovação do certificado só pode acontecer uma vez: “se ele cumpriu as condicionalidades, ele pode ser reconduzido por mais um período de dois anos.”

Pablo Roberto também disse que os professores não assumirão diretamente às escolas. Segundo o secretário, “a partir de agora, a secretaria está fazendo um levantamento com base no perfil, no histórico de cada profissional e, a partir daí, o prefeito começa a fazer as designações dos diretores para assumir a gestão das unidades escolares.”

Além de Pablo Roberto, a equipe do Acorda Cidade também conversou com José Ronaldo de Carvalho, prefeito de Feira de Santana. De acordo com o gestor, o evento é um momento histórico e encantador. 

José Ronaldo
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“É um sonho, um desejo da gente realmente modificar, melhorar a nossa educação. Então, essa certificação, são pessoas que fizeram o curso, foram aprovadas, estão recebendo certificados, serão nomeados como diretores e vice-diretores das escolas do município de Feira de Santana e trabalhar muito para que a gente melhore a nossa educação.”

Opinião de diretoras

Melina Serafim, presidente do Conselho Municipal de Educação e também diretora de escola acredita que essa nova forma de renovação é uma forma de também renovar os conhecimentos dos professores. 

“Apesar de parecer um tempo curto para quem está na gestão, é um tempo que a gente pode estar renovando por mais dois [anos] e estar tentando fazer um trabalho de qualidade dentro das escolas do município”. 

Melina Serafim
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Sobre o processo de renovação, a presidente disse que não é algo automático, mas que será feito segundo o desejo de cada diretor.

Alvani Santos é uma das professoras aprovadas na avaliação. A professora está habilitada para ser diretora da Escola Municipal Sônia Vieira Ramos Lima, que fica no distrito de Jaíba, em Feira de Santana. Será a primeira vez que Alvani assumirá esse cargo.

Alvani Santos
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Eu acho que agora é o momento de mudanças, a gente precisa mudar o quadro de gestores para que possam vir novas ideias, novas perspectivas e pensar no modelo macro da educação de Feira de Santana, um modelo macro, mas com unidade, onde esses novos gestores venham trazer uma nova roupagem, um novo olhar para a educação de Feira.”

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.