Educação

Campus da Uefs ganha Residência Indígena

Para a inauguração da Residência Indígena estão previstas manifestações culturais e a presença de representantes de diversos povos indígenas. Um ritual prévio já foi realizado no imóvel em 17 de setembro, com a presença de membros mais velhos dessas comunidades.

Campus da Uefs ganha Residência Indígena Campus da Uefs ganha Residência Indígena Campus da Uefs ganha Residência Indígena Campus da Uefs ganha Residência Indígena

Acorda Cidade

Cerca de 20 estudantes de origem indígena da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) serão beneficiados com a implantação da Residência Indígena no campus da Instituição. O prédio será entregue na próxima quinta-feira (30) em solenidade prevista para as 10 horas.
 
A iniciativa integra a política de ações afirmativas desenvolvidas pela Uefs. Consuelo Penelu, chefe da Unidade de Desenvolvimento Comunitário (Undec), informa que a Administração da Universidade percebeu a necessidade de oferecer um espaço próprio para os indígenas visando garantir a permanência desses estudantes. No local, eles poderão manter e praticar os costumes de origem.
 
A Uefs já tem projeto para ampliação da Residência Indígena. A obra será necessária devido ao sistema de cotas do vestibular da Instituição que prevê a oferta de duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas. O vice-reitor Washington Almeida Moura revela que já foram capitados recursos federais para a obra, restando, apenas a liberação.
 
O estudante de Engenharia de Computação, Josevan Araújo, membro do povo Tuxá, localizado no município de Rodelas, BA, afirmou que com a Residência Indígena será possível a prática de costumes como o “toré”, dança destinada a momentos específicos.Para a inauguração da Residência Indígena estão previstas manifestações culturais e a presença de representantes de diversos povos indígenas. Um ritual prévio já foi realizado no imóvel em 17 de setembro, com a presença de membros mais velhos dessas comunidades.
 
Residência Universitária
 
No último dia 13, a Uefs inaugurou o novo prédio da residência universitária, contemplando estudantes em condições sócio-econômicas menos favorecidas. O número de vagas de residentes, que era de 102, foi ampliado. Outras obras estão previstas para terem início nos próximos dias, o que vai ampliar a capacidade para  156 vagas, incluindo as quatro vagas adaptadas para portadores de necessidades especiais. (As Informações são da Ascom/Uefs)