Acorda Cidade
Cerca de 20 estudantes de origem indígena da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) serão beneficiados com a implantação da Residência Indígena no campus da Instituição. O prédio será entregue na próxima quinta-feira (30) em solenidade prevista para as 10 horas.
A iniciativa integra a política de ações afirmativas desenvolvidas pela Uefs. Consuelo Penelu, chefe da Unidade de Desenvolvimento Comunitário (Undec), informa que a Administração da Universidade percebeu a necessidade de oferecer um espaço próprio para os indígenas visando garantir a permanência desses estudantes. No local, eles poderão manter e praticar os costumes de origem.
A Uefs já tem projeto para ampliação da Residência Indígena. A obra será necessária devido ao sistema de cotas do vestibular da Instituição que prevê a oferta de duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas. O vice-reitor Washington Almeida Moura revela que já foram capitados recursos federais para a obra, restando, apenas a liberação.
O estudante de Engenharia de Computação, Josevan Araújo, membro do povo Tuxá, localizado no município de Rodelas, BA, afirmou que com a Residência Indígena será possível a prática de costumes como o “toré”, dança destinada a momentos específicos.Para a inauguração da Residência Indígena estão previstas manifestações culturais e a presença de representantes de diversos povos indígenas. Um ritual prévio já foi realizado no imóvel em 17 de setembro, com a presença de membros mais velhos dessas comunidades.
Residência Universitária
No último dia 13, a Uefs inaugurou o novo prédio da residência universitária, contemplando estudantes em condições sócio-econômicas menos favorecidas. O número de vagas de residentes, que era de 102, foi ampliado. Outras obras estão previstas para terem início nos próximos dias, o que vai ampliar a capacidade para 156 vagas, incluindo as quatro vagas adaptadas para portadores de necessidades especiais. (As Informações são da Ascom/Uefs)