Acorda Cidade
 
Representantes dos estudantes da rede estadual de ensino se reuniram nesta sexta-feira (11) com o chefe de gabinete da Secretaria de Educação do Estado, Paulo Pontes. Ele garantiu aos alunos que está sendo feito um calendário de reposição de aulas.
 
Em Brasília, também nesta sexta, o coordenador geral da Associação dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira, e a secretária da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Marta Vanelli, se reuniram com representantes do Ministério da Educação (Mec), Arnóbio Marques. Eles entregaram um documento pedindo a intervenção na área de educação na Bahia e em Sergipe.
 
Em greve mais de um mês, os profissionais da educação da Bahia pedem reajuste de 22,22% para todos os níveis da categoria. O governo, no entanto, afirma que irá seguir o projeto que enviou e foi aprovado pela Assembleia Legislativa: reajuste de 6,5% para todos os professores (assim como para os servidores estaduais) e 22% apenas para aqueles que com ensino médio. A greve foi considerada ilegal pela Justiça e o ponto dos grevistas foi cortado.
 
Dom Murilo negocia impasse
 
Na quinta-feira (10), o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Dom Murilo Krieger se reuniu com representantes dos professores da rede estadual de ensino, na tentativa de mediar as negociações com o governo com o intuito de encerrar a greve. "Ele recebeu uma comissão nossa, disse que falou com o governador, que estava intransigente, mas que insistiria e segunda-feira (14) nos daria um retorno", disse Rui Oliveira sobre o encontro com Krieger.
 
O arcebispo também se reuniu no mesmo dia com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, que afirmou que o governo sempre esteve aberto ao diálogo com os professores. O secretário, segundo a assessoria do governo, também teria dito para Krieger que o valor pago aos professores está acima do piso nacional, com remuneração superior a de estados como Rio de Janeiro e São Paulo, além de oferecer um plano de carreira estruturado. As informações são do G1.