Daniela Cardoso e Ney Silva
A Biblioteca Municipal Arnold Silva deverá ser fechada aos domingos. O presidente da Fundação Municipal Egberto Costa, que é quem administra a biblioteca, Antonio Carlos Daltro Coelho, explica porque vai ser adotada essa medida.
“A nova diretora da biblioteca de Feira de Santana fez uma pesquisa e estamos com uma frequência aos domingos de quatro a cinco pessoas e não justifica abrir para essa quantidade de pessoas. A nível nacional, nenhuma biblioteca abre aos domingos. Nem mesmo a Biblioteca Central do Rio de Janeiro, que é a mais importante do país, não funciona dia de domingo”, destacou.
Atualmente a biblioteca funciona das 8h às 21h30, mas, de acordo com Antonio Carlos Daltro Coelho, depois das 20h a presença de pessoas diminuiu muito, chegando a apenas duas. Ele ressalta que por esse motivo um novo horário de funcionamento está sendo analisado.
“No sábado é muito frequentada e estamos pensando em estabelecer um novo horário de funcionamento das 8h as 20h de segunda a sexta e aos sábados manter o mesmo horário das 8 as 17h. Vamos concluir a pesquisa para levar ao prefeito José Ronaldo e repete-se essa quantidade de pessoas todos os domingos. É um custo manter a biblioteca funcionando com poucas pessoas”, destacou.
O administrador informou ainda que a biblioteca será informatizada. “Estamos fazendo um levantamento do acervo para adquirir alguns livros e a equipe está integrada no trabalho”, afirmou.