Acorda Cidade
Terminado o recesso de festas juninas e Copa do Mundo, os estudantes e professores da rede municipal de ensino retomaram nesta segunda-feira (7) suas atividades. As férias já estavam previstas no calendário letivo de 2014 que também programa a reposição dos 16 dias em que não houve aula. Nesta terça (8), por conta do jogo entre Brasil e Alemanha pelas semifinais do mundial, as atividades voltam a ser suspensas nas escolas, mas na quarta-feira tudo volta ao normal.
De acordo com a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, a terça-feira também entrará no calendário especial das escolas para o segundo semestre. Por conta da Copa do Mundo, este ano as aulas foram iniciadas no dia 3 de fevereiro, alguns dias antes do previsto em períodos anteriores, e também foram incluídos alguns sábados. "É importante garantirmos o cumprimento dos 200 dias letivos, como orienta a legislação, por que este é um direito dos alunos", avalia a secretária.
O calendário letivo é determinado pelo Conselho Municipal de Educação em consonância com a Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a professora Nelcilândia Arouca, gestora da Escola Municipal Maria Antonia da Costa, situada no bairro Santa Mônica, “a frequência ainda não está 100% porque, depois de um recesso longo, o retorno geralmente é mais lento e, como amanhã é jogo do Brasil, alguns alunos acabam enforcando o início da semana. Mas, a partir dessa quarta-feira provavelmente volta tudo ao normal”, observa a diretora.
O calendário de 2014 prevê o encerramento das atividades letivas em 12 de dezembro; no dia 15 do mesmo mês, começa o período de recuperação. As informações são da Secom.