Foi aprovado o projeto de lei 20.047/2012, que possibilita a progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por meio de curso de capacitação.
De acordo com Zé Neto, com o reajuste, até março de 2013, o Governo da Bahia terá concedido 54% de reajuste real acima da inflação para a categoria. Assim, em seis anos e três meses, a gestão Wagner terá aferido oito vezes mais o reajuste concedido em oito anos de governo Democrata (que ofereceu cerca de 6,5%).
“Sabemos que ainda temos muito que caminhar, mas, sem nenhuma dúvida, nos últimos 50 anos, é a maior atenção já dada a professores em termos econômicos na Bahia. Encaminhamos a votação seguros de que estamos fazendo, dentro dos nossos limites, o possível para dar mais condições de trabalho aos nossos profissionais na educação”, afirmou o líder do Governo na AL.
Curso de atualização
Com o objetivo de aprimorar a formação dos professores e, desta forma, contribuir para a qualidade da educação no Estado, o Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas será ofertado a aproximadamente 26.500 professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual do ensino, na modalidade de Educação a Distância (EaD), tendo início previsto para o dia 10 de dezembro de 2012 e término em 26 de abril de 2013.
“Até hoje pela tarde, 65% dos professores do Estado aptos já haviam aderido ao curso, que possibilitará enquadramento para aferimento de 22% de reajuste até março de 2013. Esse curso já representa um sucesso junto aos professores”, aponta Zé Neto.
O curso terá a duração total de 120 horas, dividido em duas etapas de 60 horas cada, e possibilitará ao professor ter até duas promoções nos graus da carreira. A primeira será retroativa a novembro deste ano, na conclusão da primeira etapa. A segunda será após a finalização total do curso.
Para ter direito à primeira promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso, cumprindo o mínimo de 75% da carga horária. Para a segunda promoção, o participante deverá concluir a segunda etapa, cumprindo, também, o mínimo de 75% da frequência. Os professores que finalizam estágio probatório até 31 de dezembro de 2013 também podem participar. Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015, a Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso.