Acorda Cidade
Foi aprovado na Assembleia Legislativa (AL) na manhã desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei que estipula o piso salarial dos professores da rede pública em R$1.187,98, conforme piso nacional.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), o custo adicional dessa equiparação de valores e atualização de vencimentos dos cargos nos cofres públicos será de R$ 83 milhões em 2011, por ser retroativo a janeiro
O projeto concederá um aumento médio de 7,5% nos salários dos 39.191 professores da rede, uma vez que o valor é a base de cálculo para os demais vencimentos. O relator do projeto, deputado Bruno Reis (PRP), apresentou emenda, acatada no âmbito das Comissões, que compreenderam a relevância da modificação para melhor atender aos professores.
Para o deputado estadual Zé Neto, este foi um momento importante para a Bahia e a presença de 42 deputados da bancada de governo presentes na Casa (um total de 49 parlamentares), além da presença da oposição, foi fundamental para que o acordo fosse celebrado em 48 horas a partir da chegada do projeto na Casa.
A deputada estadual Graça Pimenta (PR) também comemorou aprovação. “Este é um pleito antigo da categoria. Desde janeiro que o piso nacional foi aprovado no Congresso. Imagino o quanto os professores da rede pública estão contentes com a aprovação deste projeto. Consequentemente também estou porque acredito que é preciso melhorar a qualidade de trabalho dos docentes para que os alunos tenham uma boa qualidade de ensino”, declara a parlamentar.