Educação

Após chuvas, escola no bairro Muchila fica totalmente alagada

Marlede Oliveira relatou que foi até a escola ontem e constatou a situação de alagamento. Segundo ela, o problema aconteceu devido a estrutura da escola e questões de engenharia.

Rachel Pinto

A Escola Municpal Acioly da Silva Araújo, situada no bairro Muchila em Feira de Santana, ficou totalmente alagada após as chuvas que caíram na madrugada de terça-feira (13). Pais de alunos enviaram fotos ao Acorda Cidade que mostram a água invandindo as salas, o pátio e também a biblioteca e a sala de informática. Vários equipamentos ficaram danificados, inclusive computadores.

Foto: APLB

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local para falar com a direção, mas não foi autorizada a entrar. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Feira de Santana (APLB-Feira), Marlede Oliveira relatou que foi até a escola ontem e constatou a situação de alagamento. Segundo ela, o problema aconteceu devido a estrutura da escola e questões de engenharia.

Foto: APLB

“É uma escola recente que foi inaugurada no final de 2016 e não dá para entender como ela foi projetada e construída. A parte de cima é mais alta que a parte de trás da escola e joga toda a água na entrada que é onde ficam a biblioteca, a direção. Tudo ficou alagado e foi devido ao projeto de estrutura da construção. Não foi a chuva. É uma construção totalmente fora dos padrões da engenharia. Todos nós, os professores e funcionários percebemos que aquela é uma construção errôneaa e da forma que está ali vai alagar todos os dias que chover”, afirmou.

Foto: APLB

Sobre o que ocorreu na Escola Municipal Acioly da Silva Araújo e outras escolas que sofreram danos com a chuva, a Secretaria de Educação (Seduc) informou que está acompanhando os serviços em três escolas municipais. Em nota emitida ao Acorda Cidade a secretaria disse que em pelo menos duas unidades o problema foi causado pela sujeira acumulada nas calhas que estavam entupidas.

Foto: APLB

Sobre a escola a Escola Municipal Acioly Silva Araújo, a Seduc declarou que tomou conhecimento do fato na terça-feira e Departamento de Manutenção vai visitar a unidade de ensino nesta quarta-feira (14) a fim de realizar uma inspeção e verificar se a causa do alagamento está relacionada a algum defeito da obra.

Foto: APLB

Foto: APLB

A Secretaria Municipal de Educação informou a que as aulas na unidade de ensino seguem normalmente, pois os espaços das salas de aula não foram afetados e os demais não atrapalham o andamento. Os alunos não perderam nenhum dia letivo. Segundo a secretaria, a obra realizada na escola ainda está na garantia e a empresa responsável tomará as medidas necessárias para realizar os reparos.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.