Daniela Cardoso
Dois mil e setecentos alunos, desde a educação infantil ao ensino fundamental II, participaram do 1º Festival Música na Escola, na tarde de sexta-feira (25) na Praça Monsenhor Renato Galvão, praça da Matriz. O projeto encerrou a primeira fase, com dois anos. Segundo a secretária municipal de educação, Jayana Ribeiro, o Música na Escola será ampliado, passando de 60 para 120 escolas. Com isso, mais de cinco mil alunos serão beneficiados.
Jayana Ribeiro informou que o investimento inicial do município com a compra de instrumentos musicais para o projeto, chegou a 800 mil reais. Além disso, há investimentos com o pagamento dos monitores. A secretária destacou que o Programa começou em 2014 com 25 corais e que a intensão inicial era que os alunos se apresentassem no Natal Encantado, mas com o sucesso o projeto foi ampliado e novas modalidades musicais foram inseridas.
“Temos duas fanfarras e estamos ampliando outras. São mais de 30 corais, temos aulas de acordeom, violão, flauta e teclado, que são oferecidas no turno oposto da escola, onde os alunos tem oportunidade de desenvolver uma habilidade musical. Temos monitores, através de uma seleção, temos uma coordenação geral e realizamos mensalmente uma reunião pedagógica para fazer o planejamento das atividades. A gente tem tido uma experiência maravilhosa. É um programa que visa a aprendizagem dos alunos, além da música, com a transformação que eles têm tido na vida”, destacou.
A estudante Amanda Nogueira Pereira, 10 anos, participa do coral há quatro meses e diz que já aprendeu várias coisas. “Não foi difícil e pretendendo continuar”, afirmou.
Ana Clara da Silva Conceição de 11 anos, também faz parte do projeto há quatro meses e está feliz com os aprendizados. “Gosto de música, por isso participo. Gosto mais de cantar e as músicas são fácies. Eu agora sempre ensaio e não quero mais parar”, disse.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade