Salvador
Alunos da rede estadual ganham ingressos para jogos da Copa 2014
As escolas têm até este domingo (18) para aderir ao sorteio.
Acorda Cidade
Estudantes da rede estadual de Salvador vão sentir de perto as emoções da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 na Arena Fonte Nova, em Salvador. Por iniciativa da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e Ministério da Educação (MEC), foram contempladas 46 escolas que vão receber 2.300 ingressos para os jogos Espanha x Holanda, Alemanha x Portugal, Suíça x França e Bósnia-Herzegovina x Irã.
As escolas têm até este domingo (18) para aderir ao sorteio. Os diretores devem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), conferir se o colégio foi contemplado e realizar a adesão para o recebimento dos ingressos. A ação faz parte do projeto ‘Escola na Copa’, que beneficiará 901 colégios públicos e mais de 48 mil estudantes e acompanhantes em todo o país.
Os alunos já estão em clima de euforia com a oportunidade de assistir aos jogos. “Achei legal e estou muito feliz com essa oportunidade, pois amo futebol. Nunca estive em um estádio e vou, pela primeira vez, justamente num jogo da Copa do Mundo”, comemora a estudante Ainoã Oliveira Costa, do 2º ano do Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Largo Dois de Julho, em Salvador, que vai assistir à partida Suíça x França.
Para a diretora da unidade, Rosa do Amparo, a iniciativa é muito importante. “Temos o orgulho de sediar uma Copa do Mundo, e privilegiar nossos estudantes é sensacional”.
Bruno Gonçalves, 16, aluno da 8ª série da Escola Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, afirma que foi surpreendido com a notícia. “Não esperava por isso. Vou assistir ao jogo Espanha x Holanda e estou muito contente. Ainda mais porque sempre gosto de futebol”. O pai do estudante, Jailton Gonçalves, também falou sobre a iniciativa. “Vamos ter a chance de acompanhar de perto um evento grandioso. É uma oportunidade única”.
Na Escola Estadual Professora Natalia Vinhaes, localizada na Avenida San Martin, a diretora Cacilda Régis também comemora a oportunidade oferecida aos estudantes. “Acho que entre os 24 alunos selecionados nenhum imaginaria assistir a um jogo da Copa do Mundo. A iniciativa é sensacional. Tenho certeza de que todos vão ficar muito felizes de serem contemplados”.
Critérios
O projeto fez a seleção por meio do sorteio da Loteria Federal realizado no dia 3 deste mês, considerando os cinco últimos algarismos do código da instituição de ensino cadastrado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A seleção dos estudantes também foi realizada pela Loteria Federal, baseada nos cinco últimos algarismos da matrícula no Censo Escolar da Educação Básica de 2013. A lista das escolas contempladas foi divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação.
Para serem escolhidas, as escolas deveriam estar localizadas numa das 12 cidades-sede, fazer parte do Programa Mais Educação e ter, no mínimo, 200 matrículas em 2013.
Assuntos