Educação

Aluno que ensinou receita de macarrão em redação do Enem obteve nota 560

De acordo com os critérios avaliativos do Enem, quando nas notas dadas por dois corretores há diferença superior a 200 pontos, um terceiro avaliador é acionado.

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O tema da redação do Enem 2012 foi movimentos imigratórios para o Brasil do século XXI, porém o que chamou a atenção na divulgação das redações foi o tema nada convencional utilizado por um aluno que ensinou uma receita de macarrão instantâneo.
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em nota, tentou se justificar, alegando que a pontuação obtida pelo estudante participante do Enem 2012, foi justa, que o mesmo "não fugiu ao tema proposto". E, embora tenha dedicado um parágrafo da redação à receita, "não teve a intenção de anular sua redação, uma vez que dissertou sobre o tema e não usou palavras ofensivas".
 
O estudante teve sua identidade preservada, apenas foi revelado que o mesmo fez uma dissertação de 24 linhas, onde 4 foram dedicadas a seguinte receita: "Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva (sic)".
 
O Jornal o Globo divulgou o conteúdo da redação na edição de terçafeira (19). Segundo o Inep, a receita no texto foi detectada, considerada inoportuna e inadequada e por isso o estudante sofreu uma severa punição através dos quesitos avaliativos três (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações) e cinco (elaborar proposta de intervenção para o problema abordado). Porém o Inep justificou a causa do participante ter obtido nota superior a 50%, "a análise dos corretores é feita sobre o todo, com foco no conjunto do texto, e não em cada uma de suas partes".
 
De acordo com os critérios avaliativos do Enem, quando nas notas dadas por dois corretores diferença superior a 200 pontos, um terceiro avaliador é acionado. Mas não foi o caso da redação em questão, que os avaliadores concordaram com a pontuação obtida pelo estudante.

O Jornal o Globo, na edição de segundafeira (18), havia apontado algumas redações em que os participantes obtiveram notas máximas, mesmo com erros ortográficos grotescos cometidos como: “Trousse” e “enchergar”.