Educação

Alfabetização na idade certa é prioridade do governo, diz secretário após seminário em Fortaleza

Pablo disse que essa é a maior prioridade da gestão, garantir a alfabetização no tempo correto para evitar impactos no futuro dos alunos.

Mães de alunos pedem reconstrução de escola no distrito da Matinha; alunos estudam em chácara alugada (1)
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O secretário de educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, participou do Seminário Nacional pela Alfabetização, realizado em Fortaleza nos dias 6 e 7 de agosto. O evento reuniu autoridades, especialistas e gestores educacionais para discutir os avanços e desafios da alfabetização na idade certa.

Ao Acorda Cidade, o secretário fez uma avaliação do encontro e reforçou que essa é a maior prioridade da gestão, garantir a alfabetização no tempo correto para evitar impactos no futuro dos alunos.

Pablo Roberto
Foto: Cristhiane Castro

“Esse é o grande desafio. Estamos insistindo nisso. A nossa meta, a nossa missão principal nesse momento é fazer com que a criança possa ser alfabetizada na idade correta, no tempo correto.”

“Foi uma semana de muito trabalho. Foram 18 estados presentes, onde nós tivemos a oportunidade de conhecer muitas experiências exitosas que estão acontecendo aí pela alfabetização. E Feira também teve a oportunidade de apresentar a sua realidade, a sua estrutura, a forma que vem fazendo a educação e quais são os desafios que precisam ser superados.”

O prefeito José Ronaldo de Carvalho também esteve no evento ao lado de Pablo. Segundo o secretário, a formação renovou a motivação da equipe para enfrentar os desafios da educação em Feira de Santana.

Pablo Roberto no seminário em Fortaleza
Foto: Cristhiane Castro

“Toda a equipe voltou extremamente com as baterias recarregadas, com muita clareza reforçada daquilo que precisamos de fato fazer em Feira de Santana. E nós vamos reforçar aqui. Todo mundo tem acompanhado que Feira não teve um bom desempenho no Ideb nos anos; Feira ainda não tem tido a capacidade de cumprir as metas para alfabetizar a criança na idade correta.”

Uma das ações emergentes é o lançamento, nos próximos dias, da campanha “Feira de Santana pela Alfabetização”, que, segundo Pablo, deve envolver toda a sociedade.
“Vai envolver toda a equipe do governo, a sociedade civil, as universidades, para que juntos nós possamos encontrar alternativas de fazer a educação de fato acontecer, que essas crianças possam ser alfabetizadas na idade certa e que nós possamos mudar a realidade do nosso Ideb”, declarou ao Acorda Cidade.

O seminário foi promovido pela Aliança pela Alfabetização, composta pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), parceiros que estão prestando consultoria na gestão da Seduc de Feira.

“Eles têm acompanhado e têm nos orientado nas medidas, nas ações que nós precisamos fazer em Feira. Muita coisa já começou a ser feita no que diz respeito à avaliação dos alunos. Estamos com uma metodologia que é inovadora, pioneira aqui em Feira de Santana, que nós começamos a avaliar o nosso aluno desde o início do ano. Então, o aluno do segundo ano, ele é avaliado. Se ele apresenta uma dificuldade, automaticamente as intervenções já começam a ser feitas para que a gente não possa esperar muito tempo para corrigir essa situação da aprendizagem”, explicou Pablo.

O secretário explicou que o prefeito vai enviar à Câmara uma lei importante que cria incentivos para professores, diretores e coordenadores pedagógicos, com o objetivo de ajudar a melhorar os indicadores das escolas.

Diversas lideranças importantes da educação no país trouxeram suas experiências, como o estado de Goiás, que tem o segundo melhor resultado do país, e Palmas, que também avançou no Ideb. Segundo Pablo, após o evento, a equipe fará uma revisão do planejamento de Feira de Santana para absorver tudo que foi apresentado.

“Segunda, terça e quarta vamos revisar o nosso planejamento estratégico e avaliar o que nós fizemos até aqui no que diz respeito ao processo de avaliação, aprendizagem, o que é que melhorou, o que é que ficou parado, o que é que precisa avançar, para que nós possamos estar implementando essas novidades no dia a dia da educação na cidade”, afirmou ao Acorda Cidade.

Ainda segundo o secretário, os relatos do instituto que acompanha o município indicam resultados positivos em Feira de Santana, graças à nova metodologia de avaliação implantada desde fevereiro.

“A equipe tem vindo à Feira de Santana com frequência, visitando escola, reunião com gestores, com coordenação pedagógica, e chegar nesse evento nacional e ter esse relato de que eles começam a observar que os resultados já estão acontecendo, nos deixa com a sensação de que nós estamos no caminho certo e vamos persistir para que nós possamos alfabetizar.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.