ADUFS debate saúde dos professores ADUFS debate saúde dos professores ADUFS debate saúde dos professores ADUFS debate saúde dos professores

ADUFS (Associação dos Docentes Universitários de Feira de Santana) promoverá nesta quinta-feira (15), dia do professor, um debate no Auditório III, da Uefs, às 15h30, uma discussão com o tema “Capitalismo Organizacional e trabalho-saúde docente”. O debate pretende abordar doenças que tem se manifestado nos prpfessores devido a intensa carga-horária de trabalho e das condições precarizadas nas universidades.

De a cordo com a Diretoria da ADUFS, “A lógica produtivista em curso, a imposição do modelo professor-empreendedor, a instauração da competitividade na captação de recursos e no robustecimento da Plataforma Lattes, são alguns dos fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes”.

Umas das enfermidades mais comentadas ultimamente, em docentes de qualquer grau do ensino, é a Síndrome de Burnout, que leva o educador a perder o sentido de sua relação com o trabalho. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UNB), a síndrome tem sido considerada uma epidemia que, no fim da década de 1990, atingia 48% dos 52 mil professores investigados em 1.440 escolas espalhadas nos 27 estados brasileiros. 

Como expositor, o professor pesquisador Dr. Francisco Antonio de Castro Lacaz,  médico, estudioso da Medicina do Trabalho, Medicina Preventiva e Saúde Coletiva. Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).