Educação profissional

Abertas inscrições para cursos do Ceteps e de auxiliar de micro no Senai

Enfermagem, edificações, informática, agroindústria e zootecnia são as vagas abertas no Centro Territorial de Educação Tecnológica Princesa do Sertão (Ceteps).

Andréa Trindade

Já estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos do  Centro Territorial de Educação Tecnológica Princesa do Sertão (Ceteps), a antiga Escola Agrotécnica e  para o  curso de auxiliar em micro computadores no Senai.

As vagas disponibilizadas pelo Ceteps são para alunos concluintes da 8ª série, isto é, que estão ingressando no ensino médio, já as vagas para o curso do Senai, são para pessoas desempregadas maiores de 18 anos com ensino fundamental completo.

Ceteps

De acordo com a diretora do Ceteps, Jaqueline Azevedo, as vagas disponibilizadas pela instituição são para os cursos de enfermagem (60 vagas), edificações (60), informática (30), Agroindústria,(60) Zootecnia (60).

Matrículas – As inscrições vão até o dia 27 de janeiro e são realizadas em qualquer posto de matrícula da rede estadual de ensino, mediante apresentação de CPF, RG, foto 3X4, transferência e pasta individual do aluno.

As aulas começam no dia 7 de fevereiro.  Outras informações podem ser obtidas através do telefone 75 3624-5160. O Ceteps, fica na estrada do Besouro, no bairro Pedra Ferrada, em Feira de Santana.

Senai

As inscrições para o curso de auxiliar em micro computadores estão abertas até o dia 31 de janeiro e podem ser feitas na sede da Casa do Trabalhador, das 7 às 13 horas. É uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, serão disponibilizadas 60 vagas para desempregados, maiores de 18 anos, com o ensino fundamental completo. No ato da inscrição é necessário apresentar originais do CPF, RG, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. O curso terá duração de 160 horas, sendo que as sessenta primeiras serão realizadas por meio do sistema de ensino a distância.  

Segundo o secretário Magno Felzemburgh o sistema é um modelo inovador. “No Brasil, até então, apenas o Senai da Bahia conquistou este trabalho. Nesta primeira etapa a pessoa com computador e internet terá acesso às aulas de disciplinas básicas como português, matemática e redação e, na segunda fase, serão iniciadas as aulas presenciais e específicas”, destaca.


Ainda de acordo com a Secom,  a implantação do curso foi motivada, segundo o secretário, pelo potencial de Feira de Santana, que possui grande disponibilidade de vagas de emprego e, consequentemente, a necessidade crescente de mão-de-obra qualificada.Poderão se inscrever no curso 180 candidatos. A pré-seleção será feita na Casa do Trabalhador e 120 deles serão encaminhados ao Senai para uma nova seleção.