Feira de Santana

29 alunos de escola feirense conquistam medalhas na Olimpíada Matemática Brasil

A maior competição científica do país sofreu mudanças por conta da pandemia da covid-19 e a edição que seria realizada em 2020 foi transferida para este ano.

Acorda Cidade

Vinte e nove alunos, distribuídos entre os ensinos fundamentais I e II da Escola João Paulo I, conquistaram medalhas na edição 2021 da Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, realizada, online, de 22 a 24 de março. [Veja a lista completa de estudantes ao final da matéria]. O professor de Geometria, Brunno Dantas, integrou a equipe de apoio aos alunos. “Tivemos aulas preparatórias e fizemos listas de exercícios específicos, por exemplo. O mérito é resultado também do trabalho que a escola já desenvolve no dia a dia”, declarou. A relação de vencedores foi divulgada na segunda-feira (17).

Participando pela primeira vez de competição de conhecimento, Sophia Barreto, 4º Ano, ‘estreou com o pé direito’ e conquistou medalha de prata. “Minha mãe, Daniela Barreto, me incentivou. Estudei muitos dias até tarde da noite. Não foi fácil, mas valeu a pena. Foi um grande aprendizado. As aulas remotas foram muito importantes. A pró Irá me ajudou a compreender assuntos e questões da Olimpíada. Estou muito feliz também em ser homenageada pelos meus colegas e pela minha pró, além de ter reconhecimento e apoio da minha família”, disse.

Foto: Arquivo Pessoal

A mãe Daniela Barreto aprovou a iniciativa da Escola João Paulo I em, desde cedo, incentivar a participação dos alunos em competições de conhecimentos. Ela acredita ser importante desafiar os estudantes para que eles mostrem e desenvolvam seus potenciais. A mãe de Sophia Barreto também destacou o estímulo que a escola deu à responsabilidade, ao empenho e à dedicação que as crianças precisam ter em relação aos estudos, preparando-as, assim, para a vida acadêmica.

Artur Gomes, 8º Ano, que conquistou medalha de bronze, é só gratidão. “Os professores passaram vários exercícios como atividade de casa e orientaram, em sala de aula remota, como seriam as questões. Estudei bastante. Estou muito feliz com minha conquista. Agradeço muito à Escola João Paulo I, ao professor de Matemática, Antônio Gama; à professora de Geometria, Josimêre Contreiras; e à professora de Lógica Matemática, Jacyara Dourado”, destacou.

Anna Beatriz de Almeida, 9º Ano, que conquistou medalha de Honra ao Mérito, contou como foi sua rotina de estudos. “Revisei conteúdos que sempre estão presentes em todos os anos da competição e fiz as atividades que o site da Olimpíada disponibiliza para os participantes treinarem. Os professores se disponibilizaram para tirar as dúvidas e passaram as atividades da Canguru para podermos treinar”, afirmou.

Alunos olímpicos e as universidades

Para 2021 a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no estado de São Paulo, abriu inscrições gratuitas para 116 vagas, em 29 opções de cursos, destinadas a estudantes do Ensino Médio que sejam medalhistas ou tenham um ótimo desempenho em competições de conhecimento. Desde 2019, a USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista, oferece vagas para alunos com medalhas em competições científicas também no Ensino Médio. No ano citado foram 113 vagas em 60 cursos.

Por acreditar no potencial dos seus alunos e de sua equipe, a Escola João Paulo I incentiva a participação dos estudantes nas competições de conhecimento já no Ensino Fundamental. A proposta é fazer com que os alunos cheguem ao Ensino Médio mais preparados para as olimpíadas dessa etapa educacional e, por consequência, tenham maiores chances de ingresso nas universidades.

Campeões – Ano

PRATA

HEITOR OLIVEIRA PINHEIRO – 5º

SOPHIA RIOS SÃO PAULO BARRETO – 4º

BRONZE

BIANNCA BERGOSSI GOMES – 8º

ARTUR GOMES MARTINS BRITO – 8º

ÍSIS FADIGAS CARNEIRO – 8º

ENZO ARTHUR LEDOUX COELHO – 5º

LAURA OLIVEIRA NEVES SILVA – 4º

HONRA AO MÉRITO

PEDRO HENRIQUE SOUZA NASCIMENTO – 8º

LUIZ HENRIQUE PEREIRA FRAGA SILVA – 7º

DAVI DIOGO VIANA MONTEIRO JÚNIOR – 8º

PEDRO FERNANDES DOS SANTOS – 8º

ANNA BEATRIZ DE ALMEIDA E PEDREIRA – 9º

ANA CLARA CORREIA TEIXEIRA SANTA BARBARA – 9º

GUSTAVO HAGMENON DE CASTRO ARAÚJO – 6º

SAMUEL HEITOR COSTA MATOS – 5º

JOÃO LORENZO VIANA VERONES – 5º

DANIEL CARNEIRO SILVA – 6º

ANTONIO GABRIEL PIMENTEL COSTA DE OLIVEIRA – 5º

MARIA CLARA FREITAS LEITE – 6º

PEDRO MARTINS ALVES PEREIRA – 6º

GABRIEL BENEVIDES LEAL – 6º

CAIO MENEZES PEDROSO RIBEIRO – 4º

MATHEUS FERREIRA SILVA ARAUJO – 4º

LETICIA DO VALE LIMA DE LUCENA – 4º

CORI OLIVEIRA DE CARVALHO – 4º

BENJAMIM CARDOSO BRANCO – 4º

ELLEN DE ALCANTARA PEREIRA – 4º

MARIA YASMIN DE OLIVEIRA MACEDO – 4º

MARIA ALICE ARAUJO DE ALMEIDA – 4º