Economia

Quais despesas considerar na hora de comprar um carro novo?

Custos vão além do próprio veículo. Planejamento financeiro é necessário para evitar endividamento.

Acorda Cidade

A crise econômica que o Brasil ainda atravessa é um momento de cautela para quem pretende adquirir um carro novo.

Apesar das inúmeras ações promovidas pelas principais montadoras na tentativa de reaquecer o mercado automobilístico, o consumidor precisa ficar atento a diversos outros gastos que envolvem um veículo novo, sem complicar seu orçamento familiar e evitando gastos inesperados e prejuízos. Veja.

Forma de pagamento

Quem não possui o valor total do pagamento à vista do novo carro terá de recorrer a financiamentos juntos aos bancos ou às próprias montadoras, ou até mesmo a um consórcio. Verifique com cuidado os valores das parcelas, taxas de juros e prazo da dívida. É bom lembrar que a o valor da prestação não deve implicar mais de 10% do orçamento mensal.

Seguro

Quanto mais caro e atrativo for modelo escolhido, maiores serão os gastos com o seguro contra roubos e acidentes do veículo. Pesquise os melhores preços e avalie com cuidado o valor da franquia e a extensão da cobertura e serviços oferecidos na apólice.

Manutenção e revisões

As revisões são fundamentais para manter o carro em boas condições e também prezervar seu valor de mercado em caso de revenda. Pesquise promoções, como por exemplo, no Novo Aircross. O lançamento conta com preços fixos de manutenção oferecidos pela Citröen.

Combustível

Abastecer o veículo é uma despesa fixa, e infelizmente, pesada para o consumidor brasileiro. Vale lembrar que carros com motorizações menores, como os modelos 1.0, consomem menos álcool ou gasolina do que versões mais robustas e versões com câmbio automático.

Vale a pena lembrar que veículos zero quilômetro tendem há levar algum tempo para amaciar o motor e alcançar o consumo médio descrito no manual de instruções. Considere esse gasto extra no orçamento total do novo carro.

Taxas e impostos

As taxas de licenciamento e os impostos anuais do veículo também vão variar de acordo com o preço final do modelo. Quem pretende poupar algum dinheiro deve optar por carros mais populares, já que o IPVA é cobrado de acordo com o valor final do carro.