Semana da Mulher

Produção de ovos de páscoa e chocolates fortalece o protagonismo feminino e a economia criativa

Nessa época, o comércio e a economia ficam bastante aquecidos e muitas mulheres conciliam as encomendas de ovos de páscoa e chocolates com outras atividades do dia a dia.

Rachel Pinto

Com a aproximação da Semana Santa e do período da Páscoa, muitas pessoas aproveitam para ganhar uma renda extra com a produção de ovos de chocolate e doces diversos. Há muitas opções para os clientes, desde a variedade de preços e muitos sabores de dar água na boca.

A possibilidade de trabalhar na Páscoa e com os chocolates vem como uma boa alternativa para empreender em tempos de crise e tem como forte característica o protagonismo feminino. Nessa época, o comércio e a economia ficam bastante aquecidos e muitas mulheres conciliam as encomendas de ovos de páscoa e chocolates com outras atividades do dia a dia.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

Em Feira de Santana, o mercado voltado para a produção de ovos de chocolates artesanais e caseiros ganha cada vez mais espaço e fideliza clientes. A publicitária e empreendedora Amanda Borges, de 31 anos, que produz doces e chocolates há sete anos, confirma que a Páscoa é uma ótima oportunidade para as vendas e garantir renda extra.

Amanda revela que começou a produzir doces artesanais ainda na época da faculdade para ajudar nas despesas e desde então não parou mais. Investiu em pesquisas, cursos e qualificações e atualmente tem na produção de chocolates sua principal fonte de renda.

Seu primeiro produto foi um doce chamado alfajor e que é típico de alguns países da América Latina como Argentina ,Uruguai e Chile. Depois ela incrementou a sua produção com o brownie, chocolates recheados com caramelo e, durante a Páscoa, agregou os ovos de chocolate.

No menu da Páscoa da empresa de Amanda, são muito pedidos dos ovos tradicionais e também dos recheados. Os clientes podem montar seus kits de acordo com a preferência e para Amanda, o seu grande diferencial é o preço justo. Além disso, o trabalho com honestidade e qualidade dos ingredientes.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“A Páscoa é um momento oportuno para a renda extra. Tem datas que são boas para venda e a Páscoa é uma delas. Tem muita saída e procura dos produtos. Produzir chocolate artesanal em Feira de Santana tem sido uma experiência bem construtiva. Invisto na qualidade de um bom produto e em ter variedades. É importante ter preço que seja acessível e isso é um conjunto. Tem sido uma boa caminhada e eu acredito que quando há verdade em um trabalho, o negócio vai crescer. O diálogo com os clientes também é fundamental”, afirma.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

Amanda organiza sua rotina de produção em casa. Seus horários são adequados a partir das demandas da casa, do filho de seis anos e há todo um agendamento das atividades de produção, entrega e planejamento contábil e financeiro. Ela recebe encomendas de muitas pessoas, empresas, tem o contato muito forte com os clientes através das redes sociais e disponibiliza parte da sua produção em uma loja colaborativa.

Para ela, além das entregas, a loja é uma possibilidade de vender e divulgar ainda mais os produtos e fortalece a economia criativa, feminina e solidária. Participam da loja várias mulheres empreendedoras, especialmente de produtos artesanais, e o ponto de venda vem com a proposta de valorização do coletivo e de fortalecer empreendimentos femininos.

Páscoa acessível

Diana Lúcia Dantas, de 44 anos, é mais uma empreendedora do ramo de doces e chocolates, que já trabalha com essa atividade há duas décadas. Começou para ajudar na renda familiar fazendo encomendas para amigos, vizinhos e hoje tem muitos clientes fidelizados. Na Páscoa esgotam todos os seus produtos e ela fabrica os ovos com antecedência, pensando nas tendências do momento, nos atrativos e nos gostos dos clientes.

Foto: Arquivo Pessoal

A produção é toda artesanal e conta com a ajuda da filha. A empreendedora chega a virar noites para deixar tudo pronto para a Páscoa e não deixar seus clientes na mão. Boa parte deles são seus vizinhos do condomínio, familiares, conhecidos e outros que vai conquistando por indicação, referências e através das redes sociais.

Entre os destaques da doceria de Diana, o carro chefe vem com os ovos trufados. São os ovos de Páscoa recheados, com brigadeiros gourmets e outros cremes deliciosos. Há o ovo de pote, que é uma mistura de ovo de páscoa como bolo para comer de colher, que faz a alegria da clientela.

Diana explica que quando iniciou a produção dos ovos de páscoa, tinha receio de que seu produto não fosse bem aceito. De acordo com ela, antigamente as pessoas tinham muita resistência ao consumo de chocolates artesanais e um fator que era muito questionado era a qualidade.

Optando por usar matérias-primas de excelência, ela não sofreu nenhum tipo de rejeição. Seus doces e chocolates tiveram boa aceitação e já são vinte anos de muito trabalho.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“Bem antes da Páscoa as pessoas me perguntam o que eu vou ter na lista de produtos e, graças a Deus, eu fui aprimorando e ganhando cada vez mais o mercado. Quando eu comecei, há 20 anos, os ovos de páscoa eram muito caros e muita gente não podia comprar. Eu pensei em um produto mais acessível, voltado para a classe mais baixa, feito com bons ingredientes e que viesse agradar a todos”, salienta.

Os preços dos ovos de páscoa de Diana variam entre R$ 10 a R$ 50 e outro detalhe é em relação ao capricho que ela dedica na apresentação dos produtos e montagem das embalagens. Muitos materiais são comprados meses antes e encomendados pela internet.

Foto: Arquivo Pessoal

Com essa consolidação e promovendo a satisfação dos clientes, Diana informa que o segredo do sucesso é mesmo colocar carinho e amor em tudo que faz. Em cada chocolate que é colocado nas formas de ovos, até cada laço final de uma embalagem. Nessa perspectiva vem os lucros e, segundo ela, uma comparação entre os anos de 2016 e 2017, houve um aumento na lucratividade de 50%. Para 2018, a expectativa é ainda maior e as encomendas já começam a surgir.

“Eu espero um aumento. Até porque eu vou utilizar a máquina de cartão. Acredito que isso vai facilitar bastante a vida de todo mundo”, conta.

A doceira diz que o seu grande sonho é ter um ponto comercial para vender seus produtos e a cada dia de trabalho percebe que fica mais perto desse desejo.

Cursos de culinária para quem quer começar a empreender

Para quem quer entrar no mercado da Páscoa e pretende ganhar uma renda extra nesse período, os cursos de culinária são um pontapé inicial. Em Feira de Santana há escolas de gastronomia e cursos nesse sentido e que são muito procurados. Tanto por pessoas que enxergam a culinária como um hobby, como para quem quer investir profissionalmente nesse setor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição que oferece uma gama de capacitações nessa área, desde oficinas de 4h até cursos mais elaborados.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

A professora de gastronomia Monia da Hora, de 33 anos, explica que o cronograma dessas atividades é montado diante de muito trabalho, estudo e pesquisas. A partir do que é tendência, novos sabores, reforçando a importância da matéria-prima de qualidade.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“Os alunos aprendem sobre a origem dos chocolates, tipos de chocolates e quais deles devem ser usados para cada preparação. Ensinamos como fazer os ovos de colher, os bombons, trufas e os ovos tradicionais de páscoa. É um curso muito conhecido e concorrido na cidade e que vai abrir portas para o aluno. Podem futuramente colocar um negócio para a venda de doces e chocolates”, observa.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

A professora comenta que a cada oficina, cada curso que ministra, pode perceber o brilho no olhar dos alunos a afinidade que têm com a culinária. Para ela, é muito gratificante esse retorno, bem como saber que seus alunos depois estão empreendendo e chegam a ser donos dos próprios negócios.

Monia declara que ao longo de vários anos de profissão é uma pessoa realizada no que faz e sabe que ainda pode subir muitos degraus na carreira. Ela relembra que sua afinidade com a cozinha vem desde a infância, de quando aos domingos ajudava o avô a fazer a tradicional feijoada da família.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

A professora de culinária, que começou a trabalhar muito jovem como cozinheira, diz que já sofreu preconceito por escolher esta profissão, mas nada que lhe fizesse desistir. Pelo contrário, ela se orgulha muito em mexer panelas, dar aulas e ter o contato diário com muitos alunos e pessoas cheias de histórias e de sonhos.

“A gastronomia é minha vida. É um orgulho saber que através do meu conhecimento um aluno pode empreender, aumentar sua renda, criar seu próprio negócio, sustentar a família e os filhos. Quando eu saio da instituição me alegro muito em encontrar meus alunos. Seja em uma doceria ou em uma banca de acarajé. Isso é muito gratificante”, ressalta.

Repaginando conhecimentos

Monia da Hora acrescenta ainda que no segmento da culinária é fundamental que as receitas possam ser incrementadas e repaginadas. Ela cita, como um forte exemplo no período da Páscoa, o brigadeiro, que é um doce que tem muita saída, principalmente no recheio dos ovos trufados.

Foto: Divulgação/Senac

Segundo ela, é interessante que os alunos tenham essa percepção e possam sempre inovar, aprender com cada experiência e cada sabor.

“O brigadeiro, por exemplo, é muito usado nos ovos de colher. Hoje em dia tem sido um doce que tem se repaginado, se reciclou no mercado e não é mais aquele brigadeiro simples de antigamente. São doces que estão muito sofisticados e que enchem os olhos e o paladar de muita gente”, completa.

Pensando em se atualizar e estar antenada com o que se destaca no mercado de doces, Ione Santos Silva, de 29 anos, sempre que pode não perde um curso de culinária.

Formada em serviço social, ela revela que sua grande vocação é a confeitaria. Ione busca inovar e há cinco anos sobrevive fazendo encomendas de doces.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“Me formei em Serviço Social mais pela vontade da minha família. Tenho amor pela confeitaria e participo de muitos cursos para saber de coisas novas e as necessidades do mercado. Tenho tido um bom resultado e consigo vender meus produtos pelas redes sociais. Principalmente pelo boca a boca e recomendação dos clientes. Essa ainda é a uma das maiores formas de venda” ressalta.´

Páscoa Doce

Se depender das empreendedoras de Feira de Santana, não vão faltar boas opções de produtos pra deixar a Páscoa na cidade mais doce e saborosa. Há alternativas para todos os gostos e preços variados. Os apreciadores de chocolates e guloseimas agradecem, assim como a economia do comércio informal ficam com a expectativa de vendas e lucros a todo vapor.

*Colaborou o repórter Ney Silva do Acorda Cidade.