Acorda Cidade
Quem pensava em investir em um imóvel, pode ter se deparado com a hora ideal para finalmente adquirir um. O momento atual representa uma fase de estabilidade dos preços do mercado imobiliário. Por isso, é importante investir agora antes que os preços voltem a subir.
Isso tem base justamente nos períodos recentes, tendo em vista a perspectiva de queda registrada em um ano. O Índice FipeZap acompanha os valores de apartamentos em 20 cidades brasileiras. A queda real chegou a 8,01% em um ano, com uma variação que fica muito abaixo do aumento de preços do mercado em geral. A inflação, estimada em 8,62% pelo Banco Central, contrasta diretamente com a queda acentuada dos imóveis nesse ano.
O momento atual desperta, entretanto, para o cenário de maior estabilidade. Depois da queda sentida anteriormente, o mercado se mantém estável com preços que variaram pouco.
Durante 2016, a variação chegou a apenas 0,09% entre janeiro e julho. Essa manutenção do preço médio indica que esse é um dos melhores momentos para aplicar seus investimentos em imóveis. Isso porque os valores não tendem a abaixar tanto quanto nos períodos anteriores e a possibilidade de subida nos preços faz muita gente garantir as melhores ofertas agora por segurança.
Entre junho e julho, a variação também se manteve muito baixa, com 0,06% no valor médio dos imóveis a venda, ainda segundo o Índice FipeZap. Tudo isso em decorrência de uma redução nos investimentos da maioria dos brasileiros. Essa queda acentuada assinala que o período foi marcado por uma recessão e a diminuição de compradores. As condições de financiamento e restrições aumentaram, ao mesmo tempo que o número de empregos diminuiu e a inflação geral aumentou.
Negociação
Esse é o momento certo para iniciar um bom processo de negociação, tanto para comprar quanto para alugar. A crise faz com que esse mercado sofra um esfriamento, diminuindo o número de pessoas dispostas a mudar de lar ou investir em um novo espaço. Por isso, vale a pena discutir as condições de pagamento, valores e pontos da negociação em algum imóvel que você tenha interesse.
Bons descontos podem ser conseguidos sem grandes dificuldades, mas em geral, os valores não cairão muito mais futuramente, o que é indicado pela estabilidade dos últimos meses.
Cidades
As variações também levam em consideração as especificidades de cada cidade. Em várias delas, a queda foi muito maior do que o índice geral. Em outras, esse momento não representou mudanças tão bruscas assim nos valores estabelecidos. Justamente porque a procura se manteve a mesma, o que fez com que os anunciantes não pensassem em abaixar o preço. É o caso do Rio de Janeiro e Niterói, que lideraram nas quedas no valor dos imóveis durante esse ano.
Entretanto, cidades como Vitória e Vila Velha tiveram uma reação oposta. O aumento na capital do Espírito Santo chegou a 6,86% só durante 2016, como aponta o Índice FipeZap. Vale a pena investir nas cidades de Contagem e Goiânia, que registraram os menores valores por metro quadrado. Ao mesmo tempo, o investimento mais alto fica por conta de São Paulo e Rio de Janeiro, com os maiores valores do Brasil.