Acorda Cidade
Você sabia que pequenas atitudes econômicas podem fazer grande diferença no orçamento doméstico? Reunimos abaixo algumas soluções fáceis de aplicar no dia a dia e que tendem a impactar positivamente nas finanças mensais. Confira!
1) Cuidado com os pequenos gastos: sabe aquele cafezinho mais gourmet de todo dia depois do almoço no trabalho ou aquele sorvete artesanal de sobremesa algumas vezes por semana? Eles fazem diferença no orçamento. Não que você deva se proibir definitivamente, mas controle e equilíbrio é essencial.
2) O gás de cozinha, um dos principais itens da rotina doméstica, pode ser usado de forma otimizada para gerar mais economia – seja ele o gás GLP ou natural. Cortar os legumes mais duros em pedaços menores e otimizar o uso do forno são alguns dos recursos que ajudam a economizar gás.
3) Vá ao supermercado com o dinheiro contado na carteira, deixando os cartões em casa. Além de evitar gastos supérfluos, essa atitude também nos estimula a prestar mais atenção nos preços e na quantidade comprada.
4) Que tal arrumar um tempo para fazer as coisas que você costuma terceirizar? Limpeza da casa, pinturas simples, cuidados com as unhas, entre outros itens do dia a dia, podem ser feitos em casa e ainda gerarem uma bela economia no final do mês.
5) Troque os galões de água mineral por um filtro de barro ou um purificador de água.
6) Abra mão da máquina de secar e adote o bom e velho varal para estender e secar as roupas da casa.
7) Teste novas marcas no supermercado, além das mais famosas com as quais você está acostumado. Sabão em pó, papel higiênico, produtos de limpeza, amaciante, massas, molho de tomate… Existem diversas marcas além das mais caras, e que podem surpreendê-lo positivamente.
8) Acostume-se a trocar programas caros por outros econômicos ou até mesmo gratuitos, como uma volta no parque, um passeio pelo bairro, um espetáculo ou show ao ar livre, entre outros. Bolso e mente agradecem.