Economia

Ordens bancárias serão pagas pelo Tesouro Nacional no mesmo dia

A medida foi anunciada pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, em dezembro.

Ordens bancárias serão pagas pelo Tesouro Nacional no mesmo dia Ordens bancárias serão pagas pelo Tesouro Nacional no mesmo dia Ordens bancárias serão pagas pelo Tesouro Nacional no mesmo dia Ordens bancárias serão pagas pelo Tesouro Nacional no mesmo dia

Acorda Cidade

Agência Brasil – A partir hoje (1º de janeiro), as ordens bancárias (OBs), para pagamento de compromissos do governo federal e para a liberação de recursos para fins de adiantamento, serão pagas na data da emissão.

A medida foi anunciada pelo secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, em dezembro. O secretário foi convidado pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, a permanecer no cargo.

A iniciativa atende recomendação do Tribunal de Contas da União e extingue intervalo de tempo, que chegava até sete dias, entre emissão e pagamento das OBs.

Segundo nota do Ministério da Fazenda, a medida “aumenta a transparência e o alinhamento entre os conceitos de apuração do Resultado do Tesouro Nacional e dos relatórios contábeis e facilitará o exercício de projeção de resultados por todos os que tiverem acesso ao Siafi [Sistema Integrado de Administração Financeira]”.

O pagamento das OBs é a última etapa da execução na contabilidade pública, e é realizado por meio do Siafi. Conforme o Tesouro Nacional, o horário de emissão depende da espécie da ordem bancária. Versão atualizada do Manual Simplificada da Ordem Bancária está disponível na internet.