Economia

Imóvel na planta ou pronto: qual é a melhor opção?

Na hora de definir a melhor opção, é importante que o comprador verifique todas as condições da nova moradia.

Acorda Cidade

Conquistar um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas que desejam se livrar do aluguel. No entanto, alcançar esse objetivo não é nada fácil, afinal de contas, além do alto investimento, é necessário lidar com as condições de financiamento e também de burocracia para a documentação – sem contar os custos para eventuais reformas e móveis essenciais para uma casa nova.

Dessa forma, na hora de definir a melhor opção, é importante que o comprador verifique todas as condições da nova moradia. Assim, uma das dúvidas mais frequentes consiste em escolher entre um imóvel na planta ou um pronto. Por esse motivo, separamos aqui as vantagens e desvantagens de cada um desses modos de compra para te ajudar a escolher a melhor opção. Confira!

Investimento

Uma das vantagens de adquirir um imóvel na planta é a facilidade de pagamento que as construtoras e incorporadoras oferecem. Se você tiver uma boa quantia para um investimento inicial, é possível negociar e conseguir alguns descontos na hora de fechar o negócio.

Outro ponto positivo é que você pode se organizar para pagar as parcelas intermediárias (trimestrais, semestrais e anuais) no período da construção. Já para os imóveis prontos, é preciso ter pelo menos 30% do valor imóvel para conseguir financiamento.

Mudança

A principal vantagem dos imóveis prontos é a facilidade de se mudar o mais rápido possível. Além disso, é possível fazer uma compra mais segura, afinal, você poderá visitar o local e, assim, evitar surpresas desagradáveis depois de ter fechado o negócio.

É importante lembrar que existem alguns riscos para os imóveis na planta, como atraso na previsão de entrega ou algum outro problema no empreendimento que ponha em risco a finalização da construção. Por isso, é importante encontrar uma construtora com um bom histórico e de confiança.

Instalações

Imóveis na planta possuem uma facilidade para reformar e customizar o espaço do jeito que você desejar. Mas é importante se atentar em alguns pontos importantes, como instalação elétrica, tomadas e tubulação. Uma dica é solicitar um memorial descritivo do imóvel à construtora para se certificar de que a entrega do imóvel estará de acordo com o esperado.

A vantagem de imóveis prontos é que, na maioria dos casos, não é necessário gastar dinheiro com instalações e revestimentos. E, também, na hora de visitar o local, o comprador pode avaliar todas as condições da residência.