Economia

Dono da Azul compra companhia aérea portuguesa TAP

O grupo de Neeleman disputava a TAP com o empresário Germán Efromovich, dono da companhia aérea Avianca.

Acorda Cidade

O proprietário da companhia aérea brasileira Azul, David Neeleman venceu o processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (11) pelo governo de Portugal na terceira tentativa de venda da companhia em 15 anos.

O grupo de Neeleman disputava a TAP com o empresário Germán Efromovich, dono da companhia aérea Avianca, e propôs um desembolso mínimo de 354 milhões de euros por 61% da companhia, mas o valor pode chegar a 488 milhões de euros, dependendo do resultado financeiro da empresa neste ano.

Segundo o site Correio, a compra da TAP foi feita por meio do consórcio Gateway, formado por Neeleman, pelo empresário português Humberto Pedrosa, do grupo de transporte rodoviário Barraqueiro, e fundos de investimento que também são sócios da Azul no Brasil. Pedrosa é dono de 50,1% da empresa que comprou a TAP, fatia que enquadra o grupo de investidores nas regras da União Europeia para companhias aéreas, que limita o capital não europeu a 49,9%.

O governo português ainda oferecerá uma fatia de 5% da empresa para os trabalhadores da TAP. Além disso, o negócio fechado prevê uma opção de venda da fatia restante da TAP na mão do governo para os novos controladores.