Acorda Cidade
Ter um negócio exige bastante investimento em dinheiro e tempo. Os empreendedores sabem que o retorno dificilmente acontece a curto prazo e enquanto a receita não aumenta é importante observar o que pode ser desperdício no dia a dia. Com algumas mudanças e, até mesmo ao adotar uma nova cultura dentro da empresa, é possível conquistar uma economia na conta de água, de luz, criar projetos dentro da empresa que tragam outras fontes de renda e ainda reforçar as práticas sustentáveis. Confira abaixo algumas dicas para reduzir os custos da empresa e lucrar mais!
Energia elétrica – Um dos gastos que não dá para evitar é o uso da energia elétrica, mas a boa notícia é que algumas práticas ajudam a reduzir bastante esses custos. Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas econômicas, pois além de possuírem uma durabilidade maior esse tipo de lâmpada é feito com materiais recicláveis.
Outra forma para economizar energia é fazer o uso da luz solar. Por exemplo, em alguns escritórios, quando possível, deixe as janelas e cortinas abertas para iluminar o ambiente. Em ambientes fechados com pouca circulação de pessoas, como salas de reuniões e banheiros, opte por lâmpadas que apagam sozinhas.
Evite deixar os aparelhos eletrônicos ligados e mesmo computadores em modo de stand by consomem energia da mesma forma. É importante certificar que tudo está desligado ao sair, inclusive o ar condicionado. As janelas abertas também ajudam a evitar o uso do ar condicionado, que tem um consumo grande energia elétrica.
Água – O consumo de água pode ser reduzido ao trocar as torneiras convencionais pelas temporizadoras, elas ajudam a evitar principalmente o desperdício. A manutenção da descarga também é muito importante, pois uma vez desregulada pode gerar até 20 litros de água em um único aperto.
Crie programas para a captação e o reúso da água da chuva, principalmente para a limpeza de pátios, regagem das plantas, entre outras atividades.
Materiais de impressão – É comum que muitas empresas utilizem materiais de impressão. A dica é aproveitar papéis para rascunhos, imprimir apenas o que realmente for necessário, utilizar os dois lados da folha para impressão e optar por fontes ecológicas que utilizam a menor quantidade de tinta possível, como a Ecofont. A tecnologia é um grande aliado para a comunicação, portanto analise o que pode ser digitalizado ao invés de impresso.
Fornecedores – Muitas vezes a empresa cria uma parceria com fornecedores e criam um laço a longo prazo. Ter empresas confiáveis como parceiros é muito bom, mas também é importante procurar outras opções para avaliar os valores. Reveja o contrato, procure outras empresas e faça orçamentos para ter certeza de que está no melhor negócio. Existe muita rotatividade no mercado e dependendo do fornecedor é possível encontrar um preço mais competitivo sem interferir na qualidade.
Lixo em lucro – Muitas empresas produzem grande quantidade de resíduos indústriais e a boa notícia é que não precisa apenas descartá-los. Muitas pessoas encontraram no lixo uma oportunidade de lucro através de reciclagem e o reaproveitamento de matérias-primas. No mercado de resíduos existem muitas empresas que compram resíduos mais baratos do que um material novo, por exemplo. Enquanto outras vendem aquilo que não precisam mais obtendo lucro no que seria descartado. Muitas empresas que souberam olhar para o mercado de resíduos com cuidado conseguiram passar pela crise sem comprometer sua receita.
Para as empresas que precisam de um gerenciamento de resíduos eficaz e otimizado, o software VG Resíduos oferece toda estrutura para organizar os processos da empresa. Além disso, ele está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e oferece toda a comunicação para empresas que desejam comprar ou vender seus resíduos.
Envolvimento da equipe – Para que adotar essas práticas no dia a dia é importante que toda equipe esteja envolvida. Por exemplo, são eles que vão aplicar a maior parte das situações faladas acima, são eles que devem trocar os copos descartáveis por copos de vidro, que podem utilizar meios como o Skype e WhatsApp ao invés do telefone (a conta de telefone pode ser bastante reduzida), podem desenvolver estratégias para reciclagem, entre outras ações para beneficiar a empresa como um todo. Então, para aplicar uma nova cultura é importante envolver, compartilhar e principalmente ouvir os funcionários com atenção e respeito.