Economia

Crise leva consumidor a pechinchar mais no Natal

Economizar é um bom hábito que precisa ser aprendido não somente em período de recessão

Acorda Cidade

Que 2015 não tem sido um bom ano para gastar, não é novidade, mas impressiona ouvir da Confederação Nacional do Comércio que o Natal terá um recuo de 4,1% nas vendas. Isso deve mesmo ocorrer, pois o consumidor estará mais alerta aos gastos na hora de presentear. Com as contas no início do ano, como IPTU, IPVA, a volta às aulas, etc., o brasileiro se vê impelido a economizar.

O Brasil é hoje o campeão da “pechincha”. Pelo menos um em cada cinco habitantes pedem um desconto na hora de comprar, um sinal que o consumidor está alerta para os gastos do bolso. Além das pesquisas feitas online, o brasileiro também está “chorando” maiores descontos para economizar.

Em outros tempos isso era algo inaceitável e sua ação poderia ser vista como algo constrangedor ou vergonhoso. Mas os dias mudaram e pechinchar é necessário. Muitas vezes as lojas podem abaixar o preço se o consumidor se lembrar de pedir o desconto na hora de pagar. Caso contrário, não o farão.

Meu pai tinha o hábito da pechincha e sempre fechava bons negócios, ideia que inspirou como empreendedor e me leva a inspirar outros a pechincharem. Em pesquisas recentes, 78% das pessoas afirmaram que passaram a pedir mais descontos nos últimos meses, o que é um número bem superior comparado a outros países da América Latina e também do próprio Brasil em anos anteriores. O brasileiro nunca teve um perfil de “pechinchador” como tem hoje, pois antigamente as conversas se restringiam a saber onde o amigo ou o vizinho adquiriram tal produto. Porém, com a chegada da internet, as pessoas começaram a pesquisar os melhores preços, acirrando as concorrências entre os lojistas online, principalmente nas redes sociais.

Hoje em dia, pechinchar virou um jogo onde o usuário pode fazer uma “crítica em tempo real”, marcando perfis de varejistas esperando que eles duelem para ver aquele que fecha o melhor preço. Sem dúvida que todos estes pontos ajudam e pesquisar todos os dias e é extremamente necessário, porém é na hora do caixa, na hora de pagar que se conseguem mais descontos ou até mesmo outro item ou serviço inclusos no valor total. Para fechar as contas e economizar no orçamento é preciso entrar no “Natal da Pechincha”.

Artigo de:

Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do Dica de Preço