Acorda Cidade
Entre tantas ideias geniais, algumas tornam-se cases de sucesso. Além do negócio em si, ser um profissional de excelência e ter uma boa performance são outros fatores que contribuem para o tão esperado êxito. Acontece que nesse universo existe uma ferramenta que, quando usada, diminui consideravelmente o risco de algo dar errado: a análise de mercado.
Ideal para ajudar a traçar caminhos que farão o negócio seguir uma trajetória de sucesso e crescer, a análise de mercado potencializa esforços e aplica energia naquilo que realmente poderá fazer diferença. O serviço avalia o comércio geral e reúne informações referentes à economia, consumidores, fornecedores, concorrência, etc.
Fazendo a análise
A “desk research” é uma importante parte dessa avaliação, isso porque ela levanta informações do mercado e, quando bem feita, serve como uma ferramenta para os empreendedores e gestores. O único cuidado que deve ser tomado é quanto à fonte utilizada, que deve ser de extrema confiança.
Em seguida, vem a parte da análise feita por meio da visita aos fornecedores e à concorrência. Deve ser prestada uma atenção especial àquilo que está sendo feito e como está sendo esse processo (o que está certo e o que está errado).
A partir desse primeiro levantamento já é possível ter algumas referências: a participação de mercado (market-share) dos principais concorrentes, saturação do mercado, potencial de mercado, tamanho e qualidade dos concorrentes, riscos impostos pela economia, etc. Com esses dados, é possível fazer a Análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) dos principais concorrentes e do próprio negócio.
Após essas etapas, a avaliação segue em direção ao ponto crucial que definirá o sucesso ou fracasso do negócio: o consumidor. A pesquisa de mercado e o atendimento estruturado ao ajudam a começar de forma consistente, sabendo quem é o consumidor final, e com um bom atendimento.
Seguindo esses passos e com as informações em mãos, será possível definir com mais segurança o caminho do seu negócio. Vale lembrar que a análise de mercado deve ser feita de tempos em tempos, mesmo que o negócio esteja indo bem. Para mais informações sobre análise de mercado clique aqui.