
Péricles (461-429 a.C) foi o construtor da Democracia de Atenas-Grécia. Promoveu a participação efetiva dos cidadãos atenienses no processo de desenvolvimento político e social. O período de Péricles é conhecido como Era de Ouro de Atenas, um tempo de florescimento da educação, da cultura, da filosofia, do teatro e das artes. O brilho desse gênio iluminou Atenas que se tornou a capital intelectual e política da época.
PÉRICLES queria garantir o futuro de Atenas sem depender de armas e guerras. Por isso, em certa ocasião, mandou reunir arquitetos, engenheiros, escultores, lavradores, filósofos, operários e políticos. Todos os setores pareciam estar representados. Mas Péricles percebeu uma significativa ausência, faltavam os professores. Então perguntou: Onde estão os mestres? Quando eles chegaram, afirmou: “Faltavam vocês que tem a missão mais importante e nobre de todas, que é a de melhorar e fazer feliz a vida dos atenienses”.
HOJE, também, a educação é o melhor caminho para superar as desigualdades sociais, conflitos, polarizações, Fake News, cultura do ódio, da violência, da intolerância e do preconceito, porque ela possibilita o dialogo, a superação das diferenças, a solidariedade, a amizade social e a paz. “A educação é arma mais poderosa que se pode usar para melhorar o mundo”. (Nelson Mandela).
A EDUCAÇÃO não é uma responsabilidade reservada apenas aos professores. “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”, diz um provérbio africano. Somos todos educandos e educadores. A educação é tarefa da própria pessoa, da família, das Igrejas e de toda a sociedade. Deve abranger todas as dimensões do ser humano: física, intelectual, moral, religiosa e espiritual.
A MISSÃO do professor é de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o futuro. Para cumprir bem essa missão ele deve ser coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, criativo, persistente, justo e confiar sempre em Deus. Diante dessa missão, compreende-se melhor a sua dignidade e a gratidão que lhe devemos tributar, pois ele é o mestre de nossa vida.
O EVANGELHO revela que Jesus atraía pessoas, grupos e multidões, sobretudo, pelo seu testemunho de vida e modo de ensinar. Entre os títulos conferidos a ele, o mais comum é o de Mestre. Até mesmo seus adversários dão a ele esse título. Por isso, todos nós devemos ser discípulos desse Mestre e Educador pois, só ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Só ele é a Luz do mundo. Que o Mestre dos mestres recompense e abençoe os professores e educadores.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.