Crônica

Envelhecer é uma arte

A vida é bela quando a vivemos servindo a todos com otimismo e alegria. Se fosse necessário, começaria tudo outra vez.

envelhecer
Foto: Freepik

Uma repórter, certo dia, perguntou a um senhor que estava completando cem anos: Qual é o segredo para chegar aos 100 anos? Ele respondeu: “É só não morrer”. Eu também, apesar de tantas turbulências e dificuldades, na travessia da vida, não morri e cheguei aos 85 anos. Envelhecer é a única maneira de viver mais tempo. Por isso, canto com o salmista: “É bom render graças ao Senhor”, (Sl 92,1).

QUANTA água já passou por baixo da ponte nesses 85 anos! Sou filho da terra, da roça e me criei, no interior do interior, longe das grandes cidades. Presenciei a chegada dos primeiros carros, da luz elétrica, do rádio e da televisão. Que espanto tomou conta de mim quando usei o primeiro gravador reproduzindo minha voz! Anos depois, veio a informática: computador, celular, smarthone, tablet… E atualmente, a Inteligência Artificial.

ENVELHECER é uma arte. Por isso, cuide de sua saúde, procure descansar, acredite em si mesmo, ame a família e o trabalho, tenha boas amizades, aceite as críticas, não procure culpados pelos seus erros, saiba perdoar-se e perdoar, mantenha o otimismo e cultive a gratuidade e a espiritualidade. Você é responsável pela sua própria qualidade de vida. Envelhecer, é caminhar com passos lentos, para a casa do Pai.

A BÍBLIA nos informa que “Setenta anos é a duração de nossa vida, os mais fortes, talvez, cheguem a oitenta” (Sl 90,10). Não por mérito meu, mas por graça de Deus, cheguei aos 85 anos. Sinto-me num belvedere, num mirante, de onde tenho uma visão panorâmica que eu não podia ter quando estava no sopé da montanha, ou seja, na adolescência e juventude.

A VIDA é bela quando a vivemos servindo a todos com otimismo e alegria. Se fosse necessário, começaria tudo outra vez. Eu não quereria estar hoje em outro caminho a não ser esse no qual me encontro. Somos convidados a imitar o apóstolo Paulo que afirma: “Em tudo busco, não o que é vantajoso para mim, mas o que é bom para todos” (1 Cor 10,33). Mais: “A cada um, Deus confere dons para que possa colocá-los a serviço da comunidade” (1 Cor 12, 11). A alegria de servir aos irmãos e irmãs é sempre nossa melhor recompensa!

ASSIM, aos 85 anos de vida, manifesto minha profunda gratidão a Deus e a todas as pessoas que me possibilitaram e, ainda hoje, possibilitam, usufruir essa longa vida. Sou eternamente agradecido! Rezo com o salmista: “Na velhice, com meus cabelos brancos, eu vos suplico, ó Senhor, não me abandoneis. Sempre em vós confiarei” (Sl 70). Rezem por mim para que eu nunca faça a minha vontade, mas a vontade de Deus.

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]