
Prestígio e emoção marcaram a sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que concedeu, na manhã de sexta-feira (14), a Comenda 2 de Julho ao prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Paes Cardoso. Ladeado por autoridades como o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, senadores Jaques Wagner e Otto Alencar e o vice-governador Geraldo Júnior, o homenageado foi reverenciado com uma solenidade que exaltou sua trajetória em defesa do municipalismo e do desenvolvimento regional.
Anunciado pelo proponente da homenagem, deputado Penalva (PDT), Wilson Cardoso adentrou o recinto, acompanhado de sua neta Ana Beatriz e do deputado Matheus Ferreira (MDB), sob forte aplauso do plenário e da galeria Paulo Jackson, lotados com a presença de secretários, prefeitos, vereadores, familiares, amigos, correligionários e demais autoridades civis, militares e religiosas. No quarto mandato como prefeito de Andaraí, Wilson foi recepcionado na rampa do Legislativo por ícones culturais da cidade, como a representação infantil do Cortejo do Divino do Espírito Santo, trajados como imperador, imperatriz e seus pajens, e a Filarmônica Lyra 28 Abril.
Em mensagem lida pelo deputado Penalva, a presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos, lamentou sua ausência, por orientação médica, mas ratificou “mesmo à distância, toda admiração e respeito” pela trajetória do homenageado, a quem definiu como “um maestro do trabalho e um líder municipalista que fortaleceu a UPB e os gestores da Bahia”. Também encaminharam suas congratulações, em vídeos exibidos na sessão solene, o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Angelo Coronel e o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia.
O deputado Penalva destacou o espírito agregador e de cooperação do prefeito, citando sua articulação para criação do Consórcio Chapada Forte e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia), além de sua eleição, em 2024, por aclamação, para presidente da UPB, onde “tem assumido o desafio de liderar o municipalismo baiano numa nova era, marcada pela união, pela descentralização, pela eficiência administrativa e pelo compromisso com o desenvolvimento equilibrado dos nossos municípios”.
“Um homem que personifica os valores de visão, coragem e compromisso com o desenvolvimento da Bahia”, disse o parlamentar, elogiando o espírito empreendedor de Wilson Cardoso, que, nascido em Salvador e criado em Ituberá, iniciou muito jovem sua trajetória profissional, como office-boy, em uma rede de lojas de eletrodomésticos, chegando a sócio do grupo Sadel, em Feira de Santana, a convite de José da Costa Falcão, antes de fundar seu próprio negócio naquela cidade.
Além das atividades como lojista, o pedetista citou-o como “referência na pecuária baiana”, lembrando sua passagem na presidência da Cooperfeira e na direção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), entre outras entidades. Registrou ainda que o ingresso de Wilson Cardoso na política deveu-se ao sogro, “o respeitado político dr. Bernardo Spector”, sendo eleito prefeito de Andaraí, pela primeira vez, em 2008. “Ele é o retrato de um baiano que honra a terra em que nasceu e que dedica sua vida a servir, construir e transformar”, anotou Penalva.
Sua família – representada pela esposa Adaize; seus filhos Fernanda, Bernardo, Marcella, Wilson Filho e Maria; sua neta Ana Beatriz; além da ex-esposa Silvia Spector – se juntou à mesa de honra para entrega da comenda. Antes, sua filha Maria usou a tribuna para render uma homenagem ao pai e, na sequência, ela e o assessor de comunicação da UPB, Remesson Novaes, anunciaram a exibição de vídeo que corroborou, com riqueza de imagens, com o pronunciamento do deputado Penalva. Esse e outros momentos foram intercalados com música pela dupla Cecília Castelli (cantora) e Júnior Silva (piano), que executaram, entre outras, os hinos nacional e o da Bahia, a canção Eu Quero Apenas (Roberto Carlos / Erasmo Carlos) e um tributo ao município de Andaraí.
Bandeiras
Após ser laureado, o presidente da UPB afirmou que a Comenda 2 de Julho, “mais do que um reconhecimento, é um chamado à continuidade do trabalho, um renovo de compromisso com o nosso povo e com o futuro deste estado que tanto amamos”, saudando o deputado Penalva pela iniciativa e, em nome dos deputados Niltinho (PP) e Olívia Santana (PC do B), agradecendo ao Legislativo baiano.
Para Wilson Cardoso, a cooperação entre municípios é o motor da transformação. Em seu discurso, ele conclamou os gestores, parlamentares, servidores e cidadãos a unir forças em torno de “três grandes bandeiras que não pertencem somente ao governo, mas a todos nós, numa verdadeira união pela Bahia”: a Educação, a Segurança Pública e a Saúde. “Essas são causas que ultrapassam muros e mandatos. São lutas constantes que superam as ideologias e cores partidárias. O município só será forte se garantir educação, proteção e saúde”, defendeu.
“A independência que celebramos no 2 de Julho é algo que se renova todos os dias: na escola que melhora, na estrada que se inicia, no pequeno negócio que cresce, no município que aprende a caminhar com a união. Por isso, encerro dizendo: recebo esta comenda não como um ponto de chegada, mas como um chamado para novos desafios”, disse o homenageado.
A mesa da sessão especial contou ainda com a presença do secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; da deputada federal Lídice da Mata (PSB); da defensora pública geral da Bahia, Camila Canário; da procuradora de Justiça Marilene Mota, representando a procuradora-geral em exercício, Norma Angélica; do juiz Freddy Pitta, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta; do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Marcus Presídio; do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Francisco Netto; do presidente da FecBahia e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios; e do advogado e professor Jairo Carneiro.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.