Uma moradora do povoado de Lagoa da Negra, no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, conseguiu resolver um problema de saúde da mãe graças à mobilização feita por meio do Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News 102.1 FM. Dona Maria Pureza da Silva, de 77 anos, estava internada e enfrentava dificuldades para receber o tratamento necessário. Depois do apelo feito pela família, a situação foi resolvida e ela teve uma melhora significativa.
Na manhã desta quarta-feira (9), a filha de Dona Maria, Vanusa Pereira da Silva, esteve no estúdio do programa para agradecer pessoalmente a ajuda. Emocionada, ela contou que desde janeiro a mãe enfrentava sérios problemas de saúde e chegou a ficar 12 dias internada sem conseguir urinar. A família estava desesperada, e os médicos cogitavam a necessidade de hemodiálise – um procedimento que, segundo ela, a idosa não teria condições físicas de suportar naquele momento. Ela precisava de uma sonda para melhorar.
“Se passasse mais um dia eu teria certeza que minha mãe não tinha resistido porque assim o hospital vinha dizendo que ela tinha que fazer hemodiálise e na situação que ela se encontrava, não suportaria fazer esse procedimento”, disse durante a entrevista.
Após o apelo feito no programa, o Hospital Dom Pedro de Alcântara atendeu ao chamado e realizou o procedimento para colocar a sonda em Dona Maria. O resultado foi rápido: ela melhorou, não precisou da hemodiálise e recebeu alta 10 dias depois. No último 26 de junho, celebrou seu aniversário de 77 anos em casa, ao lado da família.
“Foi Deus na vida dela e o Acorda Cidade. É um motivo assim de agradecimento porque é a vida. Era pra gente ter vindo aqui já pra trazer esse produto já que a gente trabalha com esse produto, mais sempre uma correria, mas tudo é na hora de Deus.”
O radialista Dilton Coutinho, comandante do Acorda Cidade, agradeceu ao carinho da família, ao hospital que atendeu ao caso e reforçou o papel social do jornalismo na vida das pessoas. “A única coisa que a gente pede é que vocês mandem boas energias e façam orações. O restante, Deus já está providenciando.”
Durante a participação no programa, Vanusa também falou sobre sua história. Estudante do 4º semestre de Tecnologia em Alimentos na UFRB e agricultora, ela cresceu trabalhando na roça com os pais desde os 8 anos. Atualmente, empreende com produtos da agricultura familiar, como o beiju seco e recheado feito na hora, vendido em eventos e feiras em todo o estado, através de iniciativas como o Cesol, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“A cada dia mais quando você vai trabalhando com amor e com qualidade, vai abrindo portas. Está dando certo.”
Vanusa também compartilhou uma curiosidade sobre a origem do nome da comunidade onde mora. Segundo a tradição oral, Lagoa da Negra recebeu esse nome porque uma mulher negra, que havia fugido da região, que na época era um quilombo e foi encontrada pelos antigos senhores sentada à beira de uma lagoa na região.
Ao longo da edição do programa, outros ouvintes também mandaram mensagens relatando situações semelhantes, em que o Acorda Cidade ajudou a resolver pendências de saúde pública. O ouvinte Jadson, por exemplo, comentou: “Passei isso também com meu pai. O depoimento da menina, eu sei que é verdadeiro. Se não fosse o Acorda Cidade em Feira de Santana, meu irmão, a coisa estava pior.”
Dilton ainda agradeceu a sua produção, que sempre que recebem casos como o de Dona Maria, jogam duro para tentar ajudar ao máximo. Para além da notícia, são pessoas tentando ajudar pessoas.
“Eu tenho dado sorte porque as pessoas que passam por aqui na produção quando recebem essas demandas incorporam e tentam resolver isso. Acontece agora também com a Iasmim Santos. A gente fica feliz quando consegue resolver uma demanda da população.”
Mais do que noticiar, o Acorda Cidade mostra que também pode ser ponte entre a população e o poder público, transformando apelos em ações concretas e reafirmando o compromisso com a vida das pessoas.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.