Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores de Feira de Santana
Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores de Feira de Santana

Mais do que uma comemoração da data alusiva a uma categoria, a sessão comemorativa do Dia do Médico, nesta segunda-feira (20), foi um ato público de gratidão e reconhecimento ao profissional que “honra o jaleco branco e assume, de fato, o compromisso com a vida”, conforme definiu o autor da proposta de celebração da data, vereador Lulinha da Gente (União). A programação culminou com homenagens a dezenas de médicos indicados pelos vereadores que compõem a Casa Legislativa.

“O médico oferece mais do que técnica”, resumiu Lulinha, ao saudar os convidados que lotaram o plenário e a galeria. Ele destacou a importância do “olhar atento e da escuta sensível”, cuidados que merecem aplausos. O vereador também falou dos desafios e defendeu que a solenidade não seja apenas uma simbologia. Na mesma solenidade, foi entregue o Título de Cidadão Feirense ao médico Antônio Fábio Teixeira, também projeto do vereador.

Os convidados receberam uma saudação especial do médico e ex-vereador da Casa, João Batista de Cerqueira, que citou desde os mais experientes aos mais jovens no exercício da profissão, pela forma humana de cuidar. “Nossa missão é servir e usar o conhecimento em prol da sociedade”, disse, ao destacar o clima de harmonia, credibilidade e responsabilidade do espaço legislativo. “Que tenhamos médicos qualificados, éticos, tal como uma árvore nobre e produtiva”, completou o palestrante da noite, Edval Gomes dos Santos Júnior.

Em sua palestra, o médico citou o texto bíblico de Eclesiastes para falar sobre o dom divino da Medicina, ressaltando que “foi o Senhor quem deu ao homem a ciência”. Edval Gomes lembrou que a primeira faculdade de Medicina foi instituída por Dom João VI, em São Salvador da Bahia de Todos os Santos, e citou nomes que marcaram a história do segmento, dentre os quais Oswaldo Cruz e Nina Rodrigues. “Hoje temos novas tecnologias e o futuro é promissor”, previu, alertando para os novos desafios.

A proliferação de faculdades, de acordo com o palestrante, é um alerta sobre a questão da quantidade x qualidade. “Temos exemplos de bons cursos na Bahia, mas ainda há formação de médicos sem qualidade”, afirmou, destacando os números recentes do Enade, que mostram essa realidade. “O desafio é lutar pela formação com qualidade”, sinalizou Edval Gomes, que também defendeu a importância de “celebrar tudo o que conquistamos”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, por sua vez, defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a valorização das práticas médicas, “com uma categoria bem formada e qualificada”. Já o deputado estadual José de Arimatéia usou o momento para fazer uma oração, na qual pediu sabedoria para os profissionais da Medicina. O também deputado estadual e médico ortopedista Alan Sanches lembrou que deu os primeiros passos profissionais na Casa de Saúde Santana e questionou a remuneração pela tabela do SUS.

O delegado do CREMEB da Região Nordeste, João Pinto de Queiroz Falcão, limitou-se a falar da função do Conselho, que, segundo ele, não é corporativo. Os convidados também foram saudados pelo ex-prefeito e médico Colbert Martins da Silva Filho, antes da exibição de um vídeo alusivo ao Dia do Médico e da entrega de certificados aos mais de 40 homenageados indicados pelos vereadores, quase todos presentes na cerimônia.

Médicos homenageados

Durante a sessão, foram homenageados os médicos João Batista de Cerqueira, Edval Gomes dos Santos Júnior, Ricardo Vinícius Pinto de Carvalho, Ronald Rocha da Silva, Ênio Lisboa Lemos, Rodrigo Cavalcanti Oliveira, Carlos Alberto Amorim de Oliveira Filho, Fabrício Severo Pereira, Roberto Fuentes Torrelio, Igor Teixeira Brito, Ilza Maria da Silva, Bruno de Freitas Leite, Paulo Jorge Ribeiro Varjão, Manoel Fernandes Carvalho Júnior, Gervanilson da Silva de Jesus Oliveira, Gileno dos Santos Cerqueira Júnior, Sarah Angélica Barreto Dantas, Inalva Maria Sapucaia Tosta, Sophia Andressa da Silva Freitas e Vítor Alves Galvão.

Mônica Andressa da Silva de Freitas, Deilton Costa Santos, Adriano Silva Oliveira, Camila Amaral Ribeiro, Idelfonso Ramon Carneiro Lobo, Vitória Sá Brito Vieira (filha do ex-vereador e ex-presidente da Casa Ronny), Hélvia Fagundes de Araújo Silva, Lana Moojen Lima, Wander Henrique Santos Pereira, Emille Andrade dos Santos Silva, Deraldo Coutinho Pereira Filho, Inácio Pereira Aguiar Júnior, Alberto Emanoel Andrade Silva, Rinaldo Antunes Barros, Karina Souza Ferreira Maia, Aderbal Mendes Freire D’Aguiar, Agenor Christy Oliveira Ribeiro, Alan Eduardo Sanches dos Santos, João Pedro Araújo Marques Porto de Carvalho, Karine Ramos e o ex-prefeito e médico Colbert Martins da Silva Filho.

A Mesa de Honra foi formada pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima; vereador Lulinha da Gente; secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; deputado estadual José de Arimatéia; João Batista de Cerqueira; palestrante Edval Gomes dos Santos Júnior e o homenageado da noite. Como extensão da Mesa de Honra, o delegado do CREMEB da Região Nordeste, João Pinto de Queiroz Falcão; a provedora da Santa Casa de Misericórdia, Fernanda Reis; o ex-prefeito Colbert Martins da Silva Filho; e a ex-primeira-dama do município, Adenilda Lima Lopes Martins. O Hino a Feira de Santana, no final da sessão, foi interpretado pela artista Célia Zaiin.

Fonte: Câmara de Vereadores de Feira de Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.

Dilton e Feito

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.

Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.