Dia 30 de junho de 2022, o LoFYA Burns chegou em todas as plataformas de stream. Sob a atmosfera frenética que exige agilidade para conciliar trabalho, família e música, o projeto navega em outros fluxos, desacelera-se de urgências, mas mesmo sendo assim não é indiferente e apático aos problemas do mundo que o cerca.
O EP LoFYA Burns surge da análise e escuta sensível de gêneros musicais mais brandos e mais calmos, entre Jazz, Lo-Fi, Reggae, Dub e Sound System. É a condensação de experiências, vivências e assinatura de Preto Charus. Para além de um EP, o LoFYA Burns é o reflexo de um novo ciclo nas produções de Charus, apresentando uma postura mais tênue e ampla, onde ele alcança e abraça novos horizontes enquanto artista.
Nas palavras dele: “A música é o momento. Esta afirmação tem duas perspectivas: o momento do cenário no qual nos encontramos e o momento de cada indivíduo. O projeto LoFYA Burns surgiu da fusão desses momentos, após um longo processo de catarse que envolveu adaptação às profundas adversidades da vida”.
A engenharia montada para o LoFYA Burns também é um salto nas técnicas e produção executiva da Sinagoga Prod. A equipe envolvida agrega ao projeto artes visuais, clipe, fotografia, network, conceito e comunicação. Seguiu a ordem natural no que tange a parcerias, tanto na elaboração artística das tracks (feats, beats de outros produtores, ensaios fotográficos e ilustrações) quanto na proposta de alcance e longevidade.
Natural de Feira de Santana-BA, Preto Charus atua como Mc e Produtor Musical Independente à frente da Sinagoga Produções, tanto com criação de beats experimentais quanto com mixagem e masterização de áudios.
Ingressou ativamente na cultura Hip-Hop através da iniciativa empreendedora da marca EDAÍ? no segmento de moda urbana, o que possibilitou flerte com a cena de Rap local, como por exemplo a criação de um quadro em uma rádio comunitária da cidade, o programa Zica Brother’s Apresenta. Pouco tempo depois, co-fundou o grupo Met’Eufóricos na Saga, projeto que um ano depois culminou na Sinagoga Produções, facilitando o desenvolvimento de trabalhos experimentais e obras relevantes como a colab Agandoom & ursod’água – por essa 6 num esperava, EP idealizado pelo Beatmaker e Mc Aganju (Cachoeira/BA) e elaborado em parceria com o Charus.
Preto Charus, também é integrante do Universo 75, uma equipe de criação, produção musical digital e composição de letras, que une a construção de fonogramas com ilustrações centradas na cultura do quadrinho e Anime.
O Universo 75 está levando a noção de “persona criativa” a outro patamar, combinando experiências de vidas diversas de artistas da área 75, com ficções criativas, que estão sendo narradas através de instrumentais e letras bem distintas na era da uniformização da música.
Dentro da equipe, ele assina a persona criativa Urso D’água no EP Por Essa 6 Num Esperava, além de atuar na mix/master de trabalhos como Tony Instável – O abominável homem das Neves.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram