Cultura

Secretaria de Cultura reafirma apoio do governo municipal às baianas de acarajé

O secretário defende a regulamentação da profissão em Feira de Santana, a partir da criação de uma entidade representativa da categoria.

Secretaria de Cultura reafirma apoio do governo municipal às baianas de acarajé Secretaria de Cultura reafirma apoio do governo municipal às baianas de acarajé Secretaria de Cultura reafirma apoio do governo municipal às baianas de acarajé Secretaria de Cultura reafirma apoio do governo municipal às baianas de acarajé

Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) reafirmou o compromisso do Governo Municipal em apoiar as baianas de acarajé. Para tanto, o titular da pasta, Jairo Carneiro Filho, defende a regulamentação da profissão em Feira de Santana, a partir da criação de uma entidade representativa da categoria.

Somente a partir daí, a exemplo do que já ocorre em Salvador, a administração municipal pode definir ações que atendam às necessidades dos profissionais que vendem acarajé e outras iguarias. Dentre elas, também apoio específico para a classe durante o período da pandemia ou em outras situações emergenciais.

Para ouvir os pleitos da categoria, o secretário Jairo Carneiro Filho esteve reunido com representantes do segmento, dentre os quais as baianas Angélica do Carmo Bastos, Ana Cristina da Silva Santana e Maria do Carmo Silva Santos e o baiano do acarajé Aristides Lopes Maltez. Também presente Lourdes Santana, representando o Núcleo Odungê, além de Geovanny Ferreira, da Seprev.

Jairo Filho reafirmou o compromisso do Governo Municipal em apoia-los por se tratar de um patrimônio imaterial reconhecido em lei. “Estamos à inteira disposição para que a gente equacione e atenda os pleitos”, frisou.

A Secel pretende marcar uma nova reunião com as baianas e baianos do acarajé, dentro em breve, visando discutir a regulamentação da categoria e estratégias de ações em apoio a esses profissionais.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação.