Acorda Cidade
Na segunda edição do Natal Encantado, 13 grupos de diversos municípios baianos resgatam uma das mais tradicionais manifestações folclóricas do ciclo de festejos natalinos – o reisado, folia de reis ou terno de reis. Os grupos culturais são oriundos de cidades como Santa Bárbara, Conceição do Jacuípe, Monte Santo e Euclides da Cunha. A programação do evento acontecerá entre os dias 10 e 23 de dezembro.
“O reisado é um importante elemento da cultura popular, principalmente das cidades do interior, muito tradicionais, passando de pais para filhos, em especial nos pequenos povoados. É uma riqueza imaterial que merece ser preservada, um valor cultural de grande relevância, traço de identidade de uma comunidade”, destaca Jailton Batista, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.
Participam do Natal Encantado deste ano o Reisado Rainha da Liberdade e Reisado da Juventude – de Monte Santo; Terno de Reis do Tomba e Reisado Estrela de Belém – Feira de Santana; Reisado de Malhada Nova e Reisado Dois Coqueiros – Santa Bárbara; Os Feras do Pandeiro e Os Alunos do Velho Fidélis – Água Fria.
Também se apresentam o Reisado Coisas de Berimbau – Conceição do Jacuípe; Reisado São do Bairro Nova Brasília – Euclides da Cunha; Reisado Nossa Senhora da Conceição – Araci; Reisado Grupo Amigos de Serrinha – Serrinha e Terno de Reis Filhos do Sol – Santo Amaro da Purificação. As apresentações acontecem na Praça João Pedreira, Praça Bernardino Bahia e no Estacionamento da Prefeitura Municipal, confira a programação completa aqui.