Feira de Santana

Missa Afro encerra atividades da Moviafro em 2022

A celebração será realizada no próximo dia 20 de novembro, às 10h na Catedral de Nossa Senhora de Fátima.

Missa Afro encerra atividades da Moviafro em 2022 Missa Afro encerra atividades da Moviafro em 2022 Missa Afro encerra atividades da Moviafro em 2022 Missa Afro encerra atividades da Moviafro em 2022
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo 5º ano consecutivo será realizada em Feira de Santana, a missa Afro ou missa da Consciência Negra.

Idealizada pela Associação Cultural Moviafro a cerimônia foi celebrada a primeira vez em 2018 pela Igreja Católica Apostólica Romana, entretanto a partir do ano seguinte, as celebrações passaram a acontecer na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, sede da Igreja Católica Apostólica Independente do Brasil que tem como Arcebispo Metropolitano Dom Marcos Paulo.

Adeptos e simpatizantes das religiões afro-brasileiras são os convidados de honra a se sentirem como se estivessem nos seus próprios centros, terreiros e casas.

A missa Afro de Feira de Santana é um dos marcos na história da Moviafro que traz influências afro-culturais como os atabaques, agogôs, pandeiros, flores, frutas e muito colorido além da música e da dança que são marcantes durante toda a celebração.

Durante a homilia, o arcebispo sempre promove uma série de reflexões acerca das dores, das lutas, mas, principalmente das conquistas do povo negro que durante muito tempo teve a sua existência negada enquanto sujeito. Questões como os vários tipos de racismo e a intolerância religiosa também são tratadas durante a missa e os participantes podem debater sobre os assuntos.

“A Missa Afro que durante algum tempo era algo impensado de acontecer, para nós povo de santo é a mais completa tradução da liberdade de culto e respeito as religiões que nos foram impostas desde o sequestro dos nossos ancestrais. Nós não desrespeitamos nenhuma outra, seja ela qual for e a nossa religião que é tão demonizada prega e vive o amor, a paz, a união e a liberdade e crê no ser supremo, no criador, no princípio e fim de tudo e a Ele rendemos honra e glória. O que muda é apenas a forma com que cultuamos, a forma com que nos aproximamos Dele, a forma que chamamos Ele. Formas essas que atravessaram um atlântico de dor e que até hoje é perseguida” afirma Val Conceição, presidente da Associação.

Foto: Divulgação

A celebração será realizada no próximo dia 20 de novembro, às 10h na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 609, Capuchinhos.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram