Agenda Cultural

Matraga, adaptação de obra de Guimarães Rosa, abre temporada do Teatro vai aos bairros, nesta 6ª

O espetáculo é destinado ao público adulto e a realização é do Grupo Conto em Cena, com direção de Geovane Mascarenhas.

Matraga, adaptação de obra de Guimarães Rosa, abre temporada do Teatro vai aos bairros, nesta 6ª Matraga, adaptação de obra de Guimarães Rosa, abre temporada do Teatro vai aos bairros, nesta 6ª Matraga, adaptação de obra de Guimarães Rosa, abre temporada do Teatro vai aos bairros, nesta 6ª Matraga, adaptação de obra de Guimarães Rosa, abre temporada do Teatro vai aos bairros, nesta 6ª

Acorda Cidade

“Matraga” será a peça que vai abrir, nesta sexta-feira, 23, às 19h, a 18ª edição do Festival Teatro Vai aos Bairros, no auditório do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) da Cidade Nova, com entrada gratuita. O espetáculo é destinado ao público adulto e a realização é do Grupo Conto em Cena, com direção de Geovane Mascarenhas.

A peça é adaptada da obra "A hora e a vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa, o mágico no reino das palavras, e relata a saga de um homem, o maior valentão e temido do lugar, em busca de sua redenção. Após uma surra, que quase o levou à morte, ele acredita que sua hora de entrar no céu irá chegar e, através da fé, da comunhão e do trabalho, busca a regeneração dos seus pecados.

O projeto cultural tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Egberto Costa, e tem como finalidade o fortalecimento, difusão e a valorização do teatro em Feira de Santana, bem como incluir culturalmente moradores de comunidades que desconhecem esta arte. A grande maioria do público nunca assistiu a uma peça ou foi a um teatro.

Serão dez peças (veja abaixo quais são, datas e locais onde se apresentarão) produzidos por artistas e grupos locais. Serão apresentadas em bairros periféricos e na zona rural, todos considerados locais estratégicos do ponto de vista cultural, dentro do perfil idealizado pelo projeto.

Também apoia a iniciativa a Lei de Incentivo à Cultura, Ferramenta Consultoria e Projetos com patrocínio da Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cultura. O encerramento está previsto para o dia 13 de abril.

PROGRAME-SE

Dia 24 – “O coelho Pitomba”, no distrito da Matinha

Dia 27 – “Leituras e travessuras: é uma gostosura”, no Feira X

Dia 28 – “A cidade da Rua Direita”, no distrito de Jaíba

Dia 31 – “Aprendizes do picadeiro”, na Rua Nova

Dia 3 de abril – “Maria, Escombone e o Violão Encantado”, nas Baraúnas

Dia 6 – “Cadê minha infância”, no distrito de Maria Quitéria

Dia 7 – “Dom Quixote e as aventuras de Maju”, no Cruzeiro da Queimadinha

Dia 10 – “Respeitável público, o palhaço quer ir ao céu”, no conjunto José Ronaldo

Dia 13 – “A viuvinha”, no Parque Getúlio Vargas.